domingo, 12 de maio de 2013


Do céu desceu, para o céu subiu.

Solenidade da Ascensão do Senhor
Atos 1, 1-11; Efésios 1, 17-23; Lucas 24, 46-53


A nossa reflexão de hoje  é - nos oferecida por  Santo Agostinho:
Hoje nosso Senhor Jesus Cristo subiu ao céu;  suba também com ele o nosso coração.
Ouçamos as palavras do Apóstolo:  “Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está  Cristo sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres” (Cl 3, 1-2).  E assim como ele subiu sem se afastar de nós, também  nós subimos com ele, embora ainda não tenha se realizado em nosso corpo o que nos está prometido.

Cristo já foi elevado ao mais alto dos céus; contudo, continua sofrendo na terra através das tribulações  que nós experimentamos  como seus membros. Deu testemunho desta verdade  quando se fez ouvir lá do céu: Saulo, Saulo por que me persegues ? (At 9,4). E ainda:  Eu estava com fome e me deste de comer  (Mt 25,35).
Por que razão  nós também não trabalhamos  aqui na terra de tal modo  que, pela fé, esperança e caridade que nos unem a nosso Salvador, já descansemos com ele no céu? Cristo está no céu., mas também está conosco; e nós, permanecendo na terra, estamos também com ele. Por sua divindade, por seu poder e por seu amor  ele está conosco;  nós, embora  não possamos realizar isso pela divindade, com ele, ao menos podemos realizar pelo amor que temos para com ele.
O Senhor  Jesus  Cristo não deixou o céu  quando de lá desceu até nós;  também não se afastou de nós quando  subiu novamente ao céu.  Ele mesmo  afirma que se encontrava no céu quando vivia na terra, ao dizer: “Ninguém  subiu ao céu, o Filho do homem, que está no céu” (cf. Jo 3, 13).
Isto foi dito para  significar a unidade que existe entre ele, nossa cabeça, e nós, seu corpo. E ninguém senão ele podia realizar esta unidade que nos identifica com ele mesmo, pois tornou-se  Filho do homem  por  nossa causa, e nós por meio dele  nos tornamos filhos de Deus.
Neste sentido  diz o Apóstolo: Como o corpo é um só,  embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo,  embora sejam muitos,  formam um só corpo, assim também acontece com Cristo (1Cor 12,12)  Ele não diz: “assim é Cristo”, mas,   assim acontece com Cristo.  Portanto,  Cristo é um só, formado por muitos membros.
Desceu do céu  por sua misericórdia e ninguém mais subiu senão ele;  mas nele pela graça, também nós subimos. Portanto,  ninguém mais desceu senão  Cristo e ninguém mais subiu além de Cristo.
Isto não quer dizer que a dignidade da cabeça se confunde com a do corpo, mas que a unidade do corpo não se separa da cabeça.
Liturgia das Horas  II, p.828-830
Frei Almir Ribeiro Guimarães

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.