sexta-feira, 1 de julho de 2011

NA VOSSA LUZ VEREMOS A LUZ...

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos peque­ninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde­ de coração, e vós encon­trareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Senhor, do coração rasgado,
No hoje das horas do meu dia, vai para Ti o pensamento do meu coração, que se mostra não tão aberto e rasgado como o Teu, mas nele palpita o desejo de Ter-Te como repouso e alento. Tu, Senhor, Manso e Humilde de coração, vens dar-me a lição do amor perene, vens para ser a Luz e a Fonte da minha vida, estás em mim, como o Senhor que eu procuro desde a aurora.

Deixa-me repousar no Teu coração de Pai. Um Pai que é misericórdia e bondade. Leva-me aos prados verdejantes e sacia a minha alma. Deixa-me encostar ao Teu cajado e repousar no Teu ombro e sempre que me extraviar, procura-me, carrega-me ao ombro e reconduz-me de novo à Tua casa, que é a Igreja.
Obrigado porque do Teu lado brotou sangue e água e daí nasceu a Igreja da qual eu sou uma pedrinha que quer ser viva.
A minha vida, o meu nada só são algo com a Tua sabedoria, com a Tua compreensão e acolhimento. No Infinito da Tua grandeza, brilha sempre um coração que não tem medida, porque a medida desse coração tem o nome do AMOR.
Coração de Jesus, fonte de vida e de amor, rever a minha vida pensando na imensidão do Teu amor, parece que nem há vocabulário para Te dizer tantas coisas e para rever tantas faltas, pedindo-Te apenas que reconvertas a minha vida, que me faças vaso novo, luz capaz de iluminar todas as gentes.
Dá-me um coração novo, grande para amar e forte para lutar e ser fiel ao Teu convite de amor.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

LEVANTA-TE E ANDA...

Evangelho segundo S. Mateus 9,1-8.

Depois disto, subiu para o barco, atravessou o mar e foi para a sua cidade.
Apresentaram-lhe um paralítico, deitado num catre. Vendo Jesus a fé deles, disse ao paralítico: «Filho, tem confiança, os teus pecados estão perdoados.»
Alguns doutores da Lei disseram consigo: «Este homem blasfema.»
Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: «Porque alimentais esses maus pensamentos nos vossos corações? Que é mais fácil dizer: 'Os teus pecados te são perdoados’, ou: 'Levanta-te e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder para perdoar pecados disse Ele ao paralítico: 'Levanta-te, toma o teu catre e vai para tua casa.» E ele, levantando-se, foi para sua casa. Ao ver isto, a multidão ficou dominada pelo temor e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.
«Levanta-te e anda»

«E se o Espírito d'Aquele que ressuscitou Jesus de entre os mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Cristo de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais» (Rm 8,11). Agora é um corpo humano natural; depois será um corpo espiritual. Pois, «o primeiro homem, Adão, foi feito um ser vivente e o último Adão um espírito que vivifica» (1Cor 15,45). Eis a razão pela qual «Ele dará a vida aos vossos corpos mortais, por causa do Espírito que habita em vós».

Ah! Que feliz aleluia cantaremos então! Que segurança! Já não haverá adversário, nem inimigo; não perderemos nenhum amigo. Aqui na terra cantamos os louvores de Deus no meio das nossas preocupações; no céu, cantá-los-emos numa perfeita tranquilidade. Aqui cantamo-los em face da morte; no céu, teremos uma vida que não acaba. Aqui, na esperança; no céu, na realidade. Aqui, somos viajantes; lá, estaremos na nossa pátria. Cantemos portanto, desde agora, irmãos, não para saborear o repouso, mas para aligeirar o nosso trabalho. Cantemos como o fazem os viajantes.
Canta, mas sem parar de caminhar; canta para te reconfortares no meio das fadigas. Canta e caminha! O que quer dizer caminha? Segue em frente; faz progressos no bem.  Vai em frente, caminhando para o bem; avança na fé e na pureza de costumes. Canta e caminha! Não te extravies; não voltes atrás; não fiques parado. Voltemo-nos para o Senhor.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

E VÓS QUEM DIZEIS QUE EU SOU?...

Pedro, Rocha
Paulo, Espada...
Pedro de redes nas mãos;
Paulo de Palavra em riste...
Pedro leva as Chaves, Paulo o mapa do mundo
e um peregrinar pelos caminhos da vida,
levando a Boa Nova aos que não a conhecem.
Mesmo cansado, não desiste, corre para a meta...
E em Cristo recebe o prémio da vitória...
Dois homens distintos, os dois seguiram  Jesus.
Com Pedro e Paulo, somos convidados a construir a Igreja, tendo como meta Cristo e o Seu Evangelho.
Todos somos herdeiros de Pedro e Paulo. No nosso sangue circula  o mesmo sangue de Pedro e de Paulo. Cabe-nos dar a vida por Jesus, exclamar também:"Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo"...

terça-feira, 28 de junho de 2011

SENHOR SALVA-NOS...

Evangelho  S. Mateus 8,23-27.
Depois subiu para o barco e os discípulos seguiram-no. Levantou-se, então, no mar, uma tempestade tão violenta, que as ondas cobriam o barco; entretanto, Jesus dormia. Aproximando-se dele, os discípulos despertaram-no, dizendo-lhe: «Senhor, salva-nos, que perecemos!» Disse-lhes Ele: «Porque temeis, homens de pouca fé?» Então, levantando-se, falou imperiosamente aos ventos e ao mar, e sobreveio uma grande calma.
Os homens, admirados, diziam: «Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?»
Senhor da serenidade!
Não se pode na vida acolher com reservas os Teus apelos. Não posso imprimir na minha vida situações fantasiosas. Preciso, Senhor, de certezas, de factos concretos confiando totalmente em Ti… É bonito o cenário que envolve este Teu acordar do merecido descanso! O lago de Genesaré, tranquilo, fecundo…. Mas, no cenário da vida surgem águas revoltas e águas pouco transparentes.
São, Senhor, as forças contraditórias do mundo que agitam a minha vida e a minha história. Navego na Tua barca, estás a meu lado, mas tenho alguns temores à mistura! A Tua presença na minha vida é tempestade que aos poucos renova o meu íntimo e nessa barca embalada pelo furor do vento, navego, esperando que me sacudas, me acordes e acendas a chama da minha Fé. Há chagas que só Tu, purificas, há escórias que só por Ti podem ser cuidadas. Há coisas velhas que só Tu, podes renovar. Só Tu, podes recuperar o irrecuperável.
Sacode-me, Senhor, provoca de vez enquanto umas tempestades fortes no meu espírito por vezes desorientado, cansado e necessitado de purificação. Do Teu ser Divino, brota renascido o futuro. A minha agitação inquieta obedece aos Teus desígnios, o Teu Espírito serena o meu coração. Contigo por perto, gozo da Tua Paz Infinita. Experimento a Tua misericórdia mesmo nas grandes tempestades. Preciso de perceber e aceitar a Tua presença em mim, porque dessa forma a minha Fé superará toda a incredulidade do meu coração.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

SEGUIR-TE-EI...

 S. Mateus 8,18-22.

Vendo Jesus em torno de si uma grande multidão, decidiu passar à outra margem.
Saiu-lhe ao encontro um doutor da Lei, que lhe disse: «Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores.» Respondeu-lhe Jesus: «As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.» Um dos discípulos disse-lhe: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar o meu pai.» Jesus, porém, respondeu-lhe: «Segue-me e deixa os mortos sepultar os seus mortos.»

Senhor da provocação,
a tarefa que depositas no meu coração, requer interiorização séria, sacrifício e um verdadeiro desapego. São tantas as vezes que esqueço esse pormenor e entro na linha dos interesses mesquinhos e materialistas que afogam a vontade de viver o anúncio do Evangelho em total abandono. Será que a minha prece tem poder sobre o Teu coração?
Tu, esperas que seja capaz de enfrentar toda a insegurança que algumas vezes surge no respiro da minha vida! Sugeres-me tantas vezes que tenho de sentir a urgência da Missão! Como é agradável sentir a Tua mestria e perceber que és um perito em liberdade, pois a escolha que fazes e propões a cada um é estupenda! Mas fica sempre o sinal da exigência e seguir-Te é não olhar para trás, é oferecer-Te o coração por inteiro, sem resquícios de passado, mas com uma aposta séria no futuro que tem de ser lido com esperança, mas esse olhar tem de ser trespassado pela cruz.
Segue-me! É o convite contínuo!
Mas que faço aos montes, aos atalhos tenebrosos que surgem no peregrinar do meu tempo? Este tempo não é banal, passa na minha vida como a limpidez da água que jorra do regato onde bebo a frescura do Teu ser. É a Tua presença que corre nas minhas veias, que faz palpitar o meu coração, que torna intenso o perfume de quem carrega a cruz com leveza e amor.
Como é forte a Tua Palavra: … deixa que os mortos sepultem os seus mortos… Confesso que tenho de fazer uma pausa para assimilar esta verdade. Parece que dá temor, mas compreendo que tendo-Te por perto não há fobias.
Senhor, estou aqui com a verdade do meu ser, com o coração e a inteligência em equilíbrio para perceber profundamente o Teu convite, a Tua provocação.
Numa estrada sem fim, encontro a Tua Cruz e ela assinala positivamente os revezes e dificuldades da vida, mas dela brota apenas o amor, que me pede fidelidade ao seguimento, renunciando à minha vontade, morrendo interiormente, para dar espaço ao amor e ao convite: “Toma-a, segue-me, serei para sempre a tua fortaleza e iluminarei cada passo da tua caminhada…”



domingo, 26 de junho de 2011

QUEM VOS RECEBE, A MIM RECEBE...

Senhor, da minha geração.
Nada, mais posso dizer a não ser que fica no coração um profundo desejo de anunciar e proclamar a Tua fidelidade. Caminhar à Luz do Teu Rosto, faz as alegrias do coração de quem te serve.
“Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe Aquele que me enviou…” Palavra exigente e difícil de descodificar. Sabes, o que acontece na nossa vida? Não há prioridades! E Tu, vens dizer-nos hoje, que nada devemos antepor ao Teu amor, à Tua Palavra, à Tua viva presença em nós! Tu, és o primeiro, vais à frente e nada te podemos antepor. Mas sabes das nossas limitações e isso acontece tantas vezes!
O teu caminho, tem um sinal que é obrigatório e nós recusamos constantemente. A Cruz. Tu és claro e afirmas: “ Quem não tomar a sua cruz para me seguir, não é digno de mim…” O amor à Cruz tem de ser uma prioridade de vida para percorrer o caminho que traças para a nossa vida. Reclamo já, dizendo-Te que isto é complicado. Tudo fica tão escuro, que o brilho da luz, as cores do arco-íris nem se conseguem ver e elas falam de aliança eterna.
Também sabemos que se em tudo quanto fizermos colocarmos a marca do amor, há sempre algo de novidade e há palmas de vitória e ouro para as conquistas alcançadas.
Senhor dos meus dias, quero que prepares para mim na hora do encontro o prémio para o esforço realizado na prática do amor, da verdade, da justiça, da solidariedade e misericórdia… Que os meus actos nunca passem sem Te colocar em primeiro plano da minha vida.
Antes de avançar preciso de descansar em Ti, beber da água da Vida, encostar-me ao Teu cajado e sentir o Teu abraço carregado de afecto.
Quero que na minha vida, o compromisso seja acompanhado da fidelidade, o amor sempre auxiliado pela solidariedade e misericórdia, que tudo seja transformado em bênção para a humanidade dos muitos irmãos que nos dás.
Senhor do acolhimento, dá-me oportunidade para me purificar, para viver seriamente o caminho do discipulado, para viver abraçada à Cruz que me dás e nada, mas nada anteponha ao Teu amor.