sexta-feira, 24 de junho de 2011

LUZ PARA ILUMINAR AS NAÇÕES...

Senhor das minhas provocações!
Hoje fico confundida com os Teus sinais de amor para com a humanidade! Sabes, fico baralhada com a Tua acção que passa para além do maravilhoso e magnífico! Isabel, Zacarias! Vestidos com sinais de fragilidade como: esterilidade, velhice e tantas outras! Para eles vem João, o menino da promessa, o comunicador do tempo Messiânico e é desta forma que tudo se transforma e tudo voltará a ser fecundo e a palavra faz-se ouvir de novo…
Um enviado para ser luz, para ser testemunho, para preparar caminhos de acolhimento do Messias que és Tu, o Senhor da Vida… O apelo à magia da PALAVRA feita CARNE, é o desvendar de sonhos e o acordar sob o sinal da ESPERANÇA…
Inconfundível é para mim a provocação de João e a ascese vivida como sinal da Tua presença nele. Tu, também nos provocas no quotidiano da nossa vida, pedes-nos que não fiquemos desanimados, não nos cansemos em vão, Tu, és a nossa força, justiça e recompensa… Queres que sejamos a Luz das nações como pregoeiras da Tua Boa Notícia. Bonito! Não basta ser serva, é preciso servir, é preciso restaurar o que está envelhecido, é necessário reaver o brilho que se recebe do Teu olhar fulgurante e provocador. É preciso dar testemunho de que o nosso coração vive encantado e comprometido com a Tua Palavra.
Na minha oração silenciosa, faço apenas uma recomendação. Aceita a ternura das minhas palavras que caladas ficam carregadas de afecto pelos que já receberam a Tua provocação, para que vivam alimentados e fortalecidos pela Tua Palavra Salvadora. Sejamos, nós esses sinais desconcertantes de fidelidade, de firmeza na Fé, de clareza na vivência do amor.
Que o encanto seja vivido no tempo e no espaço, onde na esplanada da vida se jogam as cores do arco-íris que revestem o mundo da beleza que nos lembra a tua aliança, a Tua amizade e o Teu amor sempre fecundo pela humanidade a quem continuas a pedir para ser nas trevas, a Luz e na guerra, a Paz.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

EU SOU O PÃO VIVO...

Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.»
Então, os judeus, exaltados, puseram-se a discutir entre si, dizendo: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?!» Disse-lhes Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes mesmo a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia, porque a minha carne é uma verdadeira comida e o meu sangue, uma verdadeira bebida. Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e Eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive e Eu vivo pelo Pai, também quem de verdade me come viverá por mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como aquele que os antepassados comeram, pois eles morreram; quem come mesmo deste pão viverá eternamente.»


quarta-feira, 22 de junho de 2011

REZANDO A EUCARISTIA...

ACAUTELAI-VOS... SER ÁRVORE BOA...

Acautelai-vos!...
Faltam-me mais uma vez as palavras para Te rezar nesta manhã com um sol a brilhar sem par e escuto o Teu: “ Acutelai-vos”! Repetes aos meus ouvidos palavras que trazem algum receio face à vida e tenho mesmo de voltar a dizer-Te que com tudo isto nem sei mesmo como me dirigir a Ti. O meu olhar interioriza a distância da proclamação da Tua Palavra e me deixa a pensar no potencial que ela tem hoje para a minha vida.
Tu, Senhor, sempre disposto a fazer aliança de amor connosco. Tu, o Senhor que pões também à prova a nossa Fé, pedes-nos para mantermos a firmeza da Fé como o Patriarca, de forma a produzirmos frutos de amor, de justiça e de caridade.
Abro minhas mãos e de repente elas se fecham, o que não deveria nunca acontecer. É essa cautela que me pedes: mãos abertas, coração rasgado para agir com solidariedade, com caridade e energia. Senhor, os nossos frutos têm que ser de amor, pois são estes os sinais mais eficazes que levamos para o mundo que nos rodeia, que hoje nos aclama, mas também nos enterra num lodo voraz onde ficamos atoladas. Não quero falhar. Porque se falhar tens direito a cortar-me e a deitar-me ao fogo.
A Fé e a confiança nos Teus apelos tornam- nos pessoas dispostas a trilhar o caminho da santidade e mesmo que retalhada pela dor, um único é o meu desejo: produzir frutos de vida.
À custa dos nossos abraços, das nossas canseiras, do nosso suor e do nosso rosto entristecido, os actos de amor de cada dia, são para Ti. As práticas interiores do coração voam para Ti, as mágoas e desolações pedem que as trates com cuidado.
Às vezes, fico a pensar nos meus afectos. Mas afinal Tu, és um Deus de afectos, de relação, de amor! Eles não podem morrer, eles são o sinal de que és um Deus Amor, presente em nós e nos irmãos a quem e para quem devemos encaminhar o afecto do coração.
Não quero perder o fôlego, quero orgulhar-me de ser árvore fecunda, capaz de gerar vida à minha volta. Quero dar-Te a oportunidade de a podares e limpares quando Te aprouver. Que no silêncio e no balbuciar das Tuas doces Palavras, eu escute e ame cada vez mais os Teus ensinamentos, que fortalecem a seiva da minha vida e me tornam árvore suculenta, frondosa e com vigor gerando vida onde for o lugar do encontro Contigo.

terça-feira, 21 de junho de 2011

COMO É ESTREITA A PORTA...

Mateus 7,6.12-14.
«Não deis as coisas santas aos cães nem lanceis as vossas pérolas aos porcos, para não acontecer que as pisem aos pés e, acometendo-vos, vos despedacem.»
«Portanto, o que quiserdes que vos façam os homens, fazei-o também a eles, porque isto é a Lei e os Profetas.» «Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que seguem por ele.

Como é estreita a porta e quão apertado é o caminho que conduz à vida, e como são poucos os que o encontram!»
 
Nesta manhã, rezo-Te, Senhor da Palavra e do Amor. Sem limites, sem obstáculos e no calor da manhã que me dás, venho pedir-Te que preciso de eliminar da minha vida os males que são impedimento ao crescimento nas sendas do Teu amor. Manhã, tarde e noite são o tempo que me dás para não faltar ao amor fraterno que devo viver como irmã, como filha deste Pai que tanto ama os Seus filhos.
Querer na vida apenas fazer o bem de igual para igual, comprometendo-me é o caminho que me leva a percorrer o longo caminho, mesmo sabendo que a porta é estreita, mas tenho de passar por ela, tendo como objectivo o encontro contigo, e a perfeição da vida que me dás. O orvalho de cada manhã, é sinal da Tua beleza, é motivo de contemplação sem limites, é transparência do Teu amor.
Quero palmilhar o caminho que me ofereces para seguramente entrar por essa porta que é estreita, mas larga para os que fazem sacrifício e amam até não poder mais.

domingo, 19 de junho de 2011

PAI, FILHO, ESPIRITO SANTO...

2ª Carta aos Coríntios 13,11-13.
De resto, irmãos, sede alegres, tendei para a perfeição, confortai-vos uns aos outros, tende um mesmo sentir, vivei em paz e o Deus do amor e da paz estará convosco.
Saudai-vos mutuamente com o ósculo santo. Saúdam-vos todos os santos.
A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.
Evangelho segundo S. João 3,16-18.

Tanto amou Deus o mundo, que lhe entregou o seu Filho Unigénito, a fim de que todo o que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna.
De facto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no Filho Unigénito de Deus.
Todo o que n'Ele crê [...] tenha a vida eterna»
 Insensatos, que não cessais de revelar-vos indiscretos na procura da Trindade, sem vos contentardes em acreditar tão-só que Ela existe, tal como vos orienta o Apóstolo, que diz: «quem se aproxima deDeus tem de acreditar que Ele existe e recompensa aqueles que O procuram» (Heb 11,6). Que ninguém se ocupe de questões supérfluas, mas se contente em apreender o conteúdo das Escrituras, [...] que dizem que o Pai é fonte — «o Meu povo abandonou-Me, a Mim, nascente de águas vivas» (Jr 2,13); «Abandonaste a fonte da sabedoria!» (Br 3,12) — e luz, segundo João: «Deus é luz» (1Jo 1,5). O Filho, com efeito, em relação a essa fonte, é rio, de acordo com o salmo: «Enches, a transbordar, o rio caudaloso» (Sl 65 /64,10), e em relação à luz é resplendor, quando Paulo diz que «é resplendor da Sua glória e imagem fiel da Sua substância» (Heb 1,3). Assim sendo, o Pai é luz, e o Filho o Seu resplendor. [...] E é no Filho que somos iluminados pelo Espírito, como diz também Paulo: «que o Pai vos dê o Espírito de sabedoria e vo-Lo revele, para o conhecerdes, e sejam iluminados os olhos do vosso coração» (Ef 1,17-18). É, porém, Cristo quem nos ilumina n'Ele quando somos iluminados pelo Espírito, pois a Escritura diz: «O Verbo era a Luz verdadeira que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina» (Jo 1,9). Para além disso, sendo o Pai fonte e Cristo rio, é dito igualmente que bebemos do Espírito: «e todos bebemos de um só Espírito» (1Cor 12,13). Dessedentados, pois, pelo Espírito, é de Cristo que bebemos, porquanto bebemos «de um rochedo espiritual que os seguia, e esse rochedo era Cristo» (1Cor 10,4).
Ora, sendo o Pai o «único Deus sábio» (Rm 16,27), o Filho é a Sua sabedoria, porque «Cristo é poder e sabedoria de Deus» (1 Cor 1,24). Por conseguinte, ao recebermos o Espírito de sabedoria, recebemos o Filho e adquirimos assim a Sua sabedoria. [...] O Filho é a vida, pois Ele disse: «Eu sou a Vida» (Jo 14,6). Mas também se diz na Escritura que somos vivificados pelo Espírito quando Paulo nos diz que «o Pai, que ressuscitou Cristo de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais, por meio do Seu Espírito que habita em vós» (Rm 8,11). Mas ao sermos vivificados pelo Espírito, é Cristo que Se faz vida em nós: «Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim» (Gl 2,20).