quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


Enviadas a testemunhar 
o Evangelho da Caridade…

Cristo pede-nos para percorrer os caminhos da missão, abrindo a porta da nossa vida à Fé. A nós compete-nos abrir o coração para aceitarmos o Evangelho. Pela Fé alimentada pela Palavra, entramos em comunhão com o Deus da Vida.
O mistério da Palavra de Deus revela-se na abertura e na conversão de vida. A Palavra fez-se Carne e faz em nossas vidas a Sua morada permanente. A Palavra faz-se Vida e Vida em abundância. Olhar a Palavra, contemplar a Palavra, rezar a Palavra, testemunhar a Palavra, eis a nossa missão!
A graça que nos abre à Fé tem a sua fonte no mistério do amor infinito de Deus, que é Pai e Mãe. Como podemos medir a dimensão deste amor? Não há medida capaz! A sobriedade do coração amável do nosso Deus tem de se experimentar na vida quotidiana. Por isso no nosso coração a novidade de Cristo tem um sabor diferente, Ele é sempre o Menino terno e doce nascido na pobreza de Belém. Mas qual Belém? A do meu e do teu coração, que é o espaço onde a Palavra germina, onde a Caridade fraterna se vive e onde o amor gera amor.
Deus, Pai, dá-nos torrentes de água Viva para saciar a sede que parece matar-nos. Deus, Pai oferece-nos o Pão da Vida e todavia, buscamos outros alimentos que não apagam nunca a nossa fome. Deus, Pai oferece-nos o banquete do Reino e não aceitamos o convite à mudança, à conversão, à novidade da Sua Palavra, depreciamos com facilidade tantos presentes eternos e deixamos que o mundo desabe sobre nós e nos remeta apenas para o facilitismo da vida…
A nossa vida tem de voltar-se para o Deus que nos ama infinitamente. A nossa vida tem de estar grávida de Esperança, porque também somos seios onde se gera o Verbo Divino que em qualquer ápice da nossa vida, se quer apresentar ao mundo onde vivemos e onde urge dar testemunho da Luz que veio para dissipar as trevas que envolvem todo o nosso ser.
Testemunhar a Verdade que é Cristo, é a nossa missão! Ver com olhos límpidos da alma a beleza do Rosto adorável do Pai, é a tarefa mais urgente que temos pela frente. Fazer caminho de humildade, é necessário, pois sem ela não conseguimos atingir o coração do Senhor.
Ninguém pense que já fez muito, que já vive pobre, humilde e submisso… A nossa vida é um longo caminho que atinge a sua plenitude quando aparecermos na Jerusalém Celeste, diante do trono de Deus para com Ele gozar das núpcias eternas. Para que a nossa vida seja plena de humildade, procuremos saber em primeiro lugar que nada sou, só Deus é tudo no meu nada, que Nele me apoio, Nele encontro a expressão mais clara do amor que me impulsiona para fazer a experiência simples, humilde e pobre como Ele. Há um caminho de pequenez e humildade a percorrer; um caminho de Encarnação da Palavra Eterna do Deus feito Menino, que toma a nossa pobre condição…
Aprendamos a ler o Evangelho com sensibilidade, para aí encontrarmos a nossa pobreza e descobrirmos que é um coração pobre, aquele que Deus acolhe e oferece um lugar privilegiado em Seu Coração Misericordioso.
Aprendamos a viver nesta hora que é nossa, as Bem- Aventuranças e tenhamo-las como norma de vida. Voltemos o nosso coração para os pobres e rasguemo – lo para que nele se encontrem pacificados os que anseiam paz, que descubram a liberdade os aprisionados, os que não têm amor. Que brote como torrente de água viva a caridade evangélica que somos desafiadas a viver com coerência de uma vida empenhada no anúncio alegre o Evangelho. Entremos no Mistério de Deus, conheçamo-Lo, amemo-Lo e testemunhemo-Lo com Fé, com Esperança e com profundo amor.
Bafejadas pelo Espírito que nos unge e nos envia a sermos mulheres novas, embebidas pelo Verbo feito Carne, cumpramos o mandato do Senhor e vamos, já, agora, com a via testemunhar o Evangelho da caridade, pois Deus é o amor que nos habita e nos convoca para a missão…