sábado, 10 de agosto de 2013

XIX Domingo do tempo comum

Sb18,6-9
Hb11,1-2.8-19
Lc 12,35-40

Tende coragem
A fidelidade de Deus experimenta-se no momento presente, no hoje da nossa vida. A nossa fidelidade sustenta-se na: caridade e no serviço como dom da Fé. Com esta garantia, cantaremos com o Salmista: “Feliz o povo que o Senhor escolheu para Sua herança...”

Velar e estar preparados
Preparados para abrir a porta do coração... Rins cingidos... Lâmpadas acesas. Preparados para guardar o rebanho do Senhor... Ele como Bom Pastor conduz-nos e caminha à nossa frente e promete-nos uma riqueza inesgotável: o Seu Reino!
O Seu Reino alcança-se com a humildade, fidelidade, simplicidade, pequenez e uma confiança ilimitada no amor de Deus para connosco. A generosidade é um tesouro a alcançarmos com as nossas boas obras e com o nosso serviço gratuito sem nada esperar em troca. Onde estiver o nosso tesouro aí estará também o nosso coração.
A nossa maior riqueza, a nossa pérola, é Cristo. Se lhe abrirmos a porta, agora, já, Ele também nos introduzirá na alegria do banquete do Seu Reino.

Senhor é para nós?
Sim, Senhor a Tua Palavra é para nós, que nos dizemos Tuas discípulas. É a nós que convocas à vigilância, à atenção constante à Tua Palavra, ao Teu bater de mansinho à porta do nosso coração tão envolto em barulho. É a nós que pedes o brilho da luz que arde nas nossas acções, nas nossas atitudes, nos nossos gestos... Se tudo for bom como pedes, avançaremos sem medo e seremos fortes comunicadoras da Tua Luz. Sei que se me dás muito, também muito me exiges. Procuro dar-te tudo o que sou e tenho, dar-te a vida por inteiro, mesmo com as limitações do meu nada... Que a Tua passagem na minha vida, me prepare para o encontro definitivo, para que contigo possa gozar a felicidade do Teu Reino.


Leitura da segunda carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos: 6"Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza". 7Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus "ama quem dá com alegria".
8Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9como está escrito: "Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre".
10Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

70 anos de sua morte, ‘‘uma luz numa noite escura’’

Setenta anos atrás, 9 de agosto de 1942, morria na câmara de gás do Campo de Concentração de Auschwitz, Santa Teresa Benedita da Cruz, no século Edith Stein, judia alemã, filósofa e carmelita.

A Igreja celebra nesta data a festa litúrgica desta Santa, proclamada por João Paulo II padroeira da Europa, com Santa Brígida e Santa Catarina de Sena. Bento XVI recordou-a reiteradas vezes nestes anos de seu Pontificado.


Buscava a verdade com todo o coração e não soube resistir diante do amor de Cristo crucificado.


"O caminho da fé leva-nos para mais longe do que o do conhecimento filosófico: leva-nos ao Deus pessoal e próximo, Àquele que é totalmente amor e misericórdia, a uma certeza que nenhum conhecimento natural pode dar."


Judia agnóstica, deixou-se conquistar por Jesus, mas não renegou ao seu povo. Poderia fugir dos nazistas, mas não quis, como ressaltou o Papa em sua histórica visita a Auschwitz, em 28 de maio de 2006:


"Como cristã e judia, ela aceitou morrer junto com o seu povo e por ele. Os alemães, que na época foram trazidos para Auschwitz-Birkenau e aqui morreram, eram vistos como o opróbrio da nação. Agora, porém, nós os reconhecemos com gratidão como as testemunhas da verdade e do bem, que também em nosso povo não tinham desaparecido. Agradecemos a essas pessoas porque não se submeteram ao poder do mal e agora estão diante de nós como luzes numa noite escura."

terça-feira, 6 de agosto de 2013

A JMJ EM NÚMEROS:

3,7 milhões de pessoas na missa de envio.
3,5 milhões de pessoas na vigília.
600 mil pessoas presentes na missa de abertura da JMJ.
R$ 1,8 bilhões desembolsados pelos turistas.
1,2 milhões de pessoas na missa de acolhida do Papa, em Copacabana.
2 milhões de pessoas na Via-Sacra.
427 mil inscrições.
175 países representados pelos peregrinos.
356.400 peregrinos inscritos com hospedagens.
356,4 mil vagas disponibilizadas para hospedagem em casas de família e instituições.
72,7% do total de inscritos estiveram na primeira vez no Brasil.
70 mil downloads no site oficial da JMJ Rio2013.
Mais de 200 mil acessos no site oficial da JMJ Rio2013.
Mais de 1,1 milhão de curtidas no Facebook da JMJ Rio2013.
10 mil downloads no Flickr oficial da JMJ Rio2013.
644 bispos inscritos (dos quais 28 são cardeais).
7.814 sacerdotes inscritos
632 diáconos inscritos.
6,4 mil jornalistas credenciados para cobrir a JMJ para 57 países.
264 locais de catequese, em 25 idiomas.
60 mil voluntários.
Mais de 800 artistas participantes dos Atos Centrais.
100 confessionários foram expostos na Feira Vocacional e no Largo da Carioca.
4 milhões de hóstias produzidas, 800 mil para missa de envio.
345 toneladas de resíduos orgânicos e 45 toneladas de materiais recicláveis, durante a JMJ Rio2013 (10% a menos do registado na noite do último Ano Novo).
55% do público inscrito na JMJ é do sexo feminino.
60% do público inscrito na JMJ tem entre 19 e 34 anos.

Paulo VI: O papa na tempestade | Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

Paulo VI: O papa na tempestade | Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

Paulo VI: evocação em palavras e imagens | Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

Paulo VI: evocação em palavras e imagens | Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura