sábado, 26 de março de 2011

Jesus é a Água Viva


Jesus é a àgua Viva que devemos procurar para nos saciar. Dialoguemos com Ele, ofereçamos-Lhe o nosso cântaro vazio para que Ele o encha com a Água Viva. Passemos da preocupação dos bens materiais para a necessidade e o desejo dos bens espirituais. Que a nossa alma tenha sempre sede do nosso Deus.
Livro de Miqueias 7,14-15.18-20.
Apascenta com o cajado o teu povo, o rebanho da tua herança, os que habitam isolados nas florestas no meio dos prados. Sejam eles apascentados em Basan e Guilead, como nos dias antigos.
Mostra-nos os teus prodígios, como nos dias em que nos tiraste do Egipto.
Qual é o Deus que, como Tu, apaga a iniquidade e perdoa o pecado do resto da sua herança? Não se obstina na sua cólera, porque prefere a bondade.
Uma vez mais, terá compaixão de nós, apagará as nossas iniquidades e lançará os nossos pecados ao fundo do mar.
Mostrarás a tua fidelidade a Jacob, e a tua bondade a Abraão, como juraste a nossos pais, desde os tempos antigos.
A Palavra de Deus para este dia não tem comentários. Façamos a leitura de Miqueias e do Evangelho que são extraordinários na mensagem que nos oferecem como norma de vida.
Não há dúvida, que Deus Pai é sumamente misericordioso e bom, sempre pronto a dar-nos o abraço a acolher o nosso perdão e a colocar-nos o anel no dedo e a fazer festa porque renovados.

sexta-feira, 25 de março de 2011

A Virgem conceberá…
A iniciativa de Deus é o envio do Seu Filho ao mundo como sinal de salvação. Ele é o Emanuel, o Deus connosco. Ele nasce do seio virginal de Maria, Ela a filha de Israel trouxe-nos a Luz.
Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade…
A disponibilidade total e humilde de Jesus e de Maria está presente no “faça-se” de Maria e na Sua continuidade em Jesus. A vontade do Pai é o único querer de Jesus. Este deve ser também o nosso desejo: realizar na vida a vontade de Deus, responder sempre afirmativamente aos Seus apelos, viver em constante fidelidade e proclamar em todo o tempo a Sua Palavra.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Bendito o homem que confia no Senhor e põe no Senhor a sua esperança…
Aquele que deposita a sua vida nas mãos do Senhor, é feliz, é bendito, dá fruto, nada tem a temer, vive arraigado na Fé e por isso, tudo quanto faz é eficiente. É preciso ter cuidado com o coração, pois ele é astucioso e incorrigível, difícil de entender. A capacidade de o entender pertence só ao Senhor, Aquele que sonda os corações, o mais íntimo do ser humano. Ele retribui a cada um segundo as suas obras.
Vivamos atentas aos preceitos do Senhor, confiemos-Lhe a nossa vida e seremos benditos.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ajudai-me, Senhor…
Ajudai-nos, Senhor, a fazer o bem, a não pagar o bem com o mal, a praticar a justiça, para que ao apresentarmo-nos diante de vós, levemos apenas o que é bom e agradável a vossos olhos. Salva-nos pela Tua bondade. Tudo vos entregamos, vós que sois fiel, justo e bom.

… E durante o caminho…
Jesus prepara os Seus discípulos para o que vai acontecer em Jerusalém. “ O Filho do homem, vai ser entregue… Mas ao terceiro dia Ressuscitará…” Não há testemunho tão eloquente como o de Jesus. Dar a vida pela humanidade! A nossa Salvação, passa pela morte Redentora do Filho de Deus.
No percurso para Jerusalém, Jesus é surpreendido com um pedido. Pedido impossível de realizar, pois o que estava em jogo era a grandeza, era o querer serem os primeiros… Mais parece uma questão de política. Jesus, toma a palavra e responde à mãe dos filhos de Zebedeu: “Não sabeis o que pedis…”
Este pedido deixa indignado os outros dez que estão com Jesus. Mas, são surpreendidos com uma lição. O Mestre toma a palavra e diz: “ Quem quiser tornar-se grande seja vosso servo e quem de entre vós quiser ser o primeiro seja o escravo de todos… O Filho do homem, não veio para ser servido, veio para servir, para dar a vida pela Redenção dos homens…”
O despojamento de Jesus e o Seu serviço são exemplo para nós. Jesus pede-nos para sermos servos uns dos outros, prosseguindo o caminho da humildade, da pequenez e do aniquilamento.

Em prece…
Rezar a Tua Palavra, meditá-la no coração e avançar com ela para a vida, é o melhor remédio. Mas, sabes bem, que é difícil percorrer este caminho! Ser servo? Ser escravo? Ser o último? Nunca ser servido, mas servir? Dar a vida? 
Que caminho árduo nos apresentas para vivermos o trilho do discipulado. Tu, Senhor, foste mesmo assim, destes-nos o exemplo, agora pedes-nos que façamos o mesmo.
Ajuda-nos, encoraja-nos e repreende-nos quando nos assaltar o desejo do poder. Volta a dizer-nos que “quem quiser ser o primeiro tem de ser o último… que temos de servir e não esperar ser servidos. 
Dá-nos hoje e sempre, um espírito de serviço humilde e desinteressado. 

terça-feira, 22 de março de 2011

Aprendei a fazer o bem, respeitai o direito...
Lavai-vos, purificai-vos... aprendei a fazer o bem...
Respeitai o direito, protegei o oprimido..
Dizem e não fazem...
Um só é o vosso Pai!
Um só é o vosso Mestre!
Um só é o vosso Doutor!
Aquele que for o maior entre vós será vosso servo.
Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado...

São magnificas as Palavras de Jesus! Façamos a leitura do Evangelho de hoje várias vezes e no silêncio do nosso coração vivamos a gratidão por tão grande Pai, Mestre e Doutor.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Pecámos, cometemos injustiças e iniquidades…
Daniel ora ao Senhor, Àquele que é fiel à Aliança e é misericordioso para com os que O amam e observam os Seus mandamentos. A misericórdia do Senhor é grande e Nele está a justiça e o perdão. Perante as nossas infidelidades, a nossa oração deve ser como a de Daniel. Sintamo-nos frágeis e pecadores, necessitados do perdão e da misericórdia do Senhor.

domingo, 20 de março de 2011

Deixa a tua terra, a tua família…
Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos.
Abraão é convidado a caminhar, a mudar de terra. Somos convidados a fazer uma paragem no caminho, a irmos para a terra que o Senhor nos indicar.

A nossa alma espera no Senhor
As Suas palavras são verdadeiras, Ele é nosso amparo, nosso escudo, nossa libertação. Ele ama a rectidão e a justiça. A Sua bondade paira sobre a terra inteira.

Não te envergonhes de dar testemunho de Nosso Senhor…
Apoiados na força de Deus, avancemos e tenhamos a coragem de O testemunhar com a vida. Ele salvou-nos e como a Abraão continua a chamar-nos. Faz isto não em atenção ao que fazemos, mas pela graça que nos é concedida em Cristo. Partilhemos com todos a Vida que irradia de Jesus Ressuscitado.