sábado, 2 de fevereiro de 2013


Reflexão - Lc 2, 22-40
Deus está sempre vindo ao nosso encontro, mas precisamos estar abertos à sua presença, precisamos querer vê-lo. Simeão e Ana queriam ver o Messias e estavam abertos à ação do Espírito Santo. Por isso, tiveram a oportunidade de reconhecer o salvador da humanidade naquele menino que, juntamente com tantos outros de sua época, eram apresentados em cumprimento da Lei do Senhor. Quem quer ver Jesus hoje também deve estar aberto ao Espírito Santo que nos move constantemente para a caridade e nos leva a reconhecer a presença do divino Mestre nos pobres e necessitados que precisam na nossa caridade.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PRESENÇA EVANGELIZADORA NO BRASIL



«La vida consagrada quiere ser signo de esperanza para una sociedad en crisis»
Entrevista a Elías Rayón, presidente de CONFER España, en el Día de la Vida Consagrada . El jesuita cordobés, Elías Rayón Lara (7937) preside la Conferencia Española de Religiosos y Religiosas, la CONFER, desde hace tres años y tres meses. Es la segunda vez que ocupa este cargo, pues ya lo hizo de 1994 a 1995. El padre Royón ha sido provincial de la Compañía de Jesús, consejero general y asistente territorial.
-PREGUNTA: ¿Qué es la CONFER? Una definición, una descripción 
-RESPUESTA: CONFER es un organismo de derecho pontificio constituido por los superiores y superioras mayores de los Institutos Religiosos establecidos en España, que hayan querido inscribirse en ella. Su misión institucional se resume en la tarea de promover y animar la vida religiosa apostólica dentro de la misión de la Iglesia; por tanto, establecer y fomentar la cooperación y coordinación con la Conferencia Episcopal y con cada uno de los obispos en sus diócesis. 
Para conseguir estos fines, CONFER promueve reuniones de estudio, congresos, asambleas, jornadas, cursos de formación, publicaciones etc. Y establece delegaciones regionales y diocesanas. 
-P: En noviembre de 2013 concluye su mandato. ¿Es posible la reelección? -R: No. No es posible; según nuestros estatutos solo pueden ser elegidos los superiores mayores; y yo ya no lo soy.

Reflexão - Mc 4, 26-34
Muitas vezes tentamos explicar a realidade do Reino de Deus de uma forma muito complicada, repleta de elaborações doutrinais e de palavras com significados bem específicos que exigem dicionários e conhecimentos específicos em várias ciências para a sua compreensão. Jesus não age assim. Ele procura revelar as verdades do Reino de forma muito simples, compreensível para todas as pessoas, para que os simples e humildes possam acolher a proposta divina e dar a sua adesão a esta proposta sem desanimar diante de dificuldades teóricas e científicas.

Mensagem de Bento XVI para a Quaresma de 2013

Mensagem de Bento XVI para a Quaresma de 2013
Começa hoje nas comunidades da Congregação o tempo de oração pelo bom fruto do XVI Capítulo Geral, Intermédio


A fé como encontro com Cristo


                                                                                     Armindo dos Santos Vaz

A razão do homem traz inscrita em si mesma a exigência «daquilo que vale e permanece sempre». Esta exigência constitui um convite permanente, inscrito indelevelmente no coração humano, para caminhar ao encontro d’Aquele que não teríamos procurado se Ele mesmo não tivesse já vindo ao nosso encontro. É precisamente a este encontro que nos convida e abre plenamente a fé [1].

A fé viva é um olhar que transfigura as coisas, as pessoas, os acontecimentos, sob o prisma do sentido absoluto da vida, que é Deus. É o acto de colorir a vida com a cor do transcendente, vendo-a à luz de Deus. Para a pessoa de fé, as coisas da vida não são originalmente profanas ou sagradas. São sacramentais: velam e revelam Deus, evocam Deus, podem ser mediadoras de um encontro com Deus. A fé cristã implica uma atitude contemplativa da vida humana e do mundo como lugar onde Deus se dá. É interpretação. Mas é ainda mais do que isso. Sobretudo, é adesão à pessoa de Jesus vendo-o como Filho de Deus. É um encontro com ele, seja em que grau for.
Os cristãos, na Europa como em Macau, educados na fé, com algum conhecimento da Bíblia e considerando Jesus como importante para ir ao encontro de Deus, deveriam desejar encontrá-lo. Que deve significar Jesus para nós?
Idealmente, a resposta seria dada pelos místicos, aqueles que fizeram a experiência da presença de Jesus neles. De facto, saber é experiência: o resto é só informação. Nesta reflexão – que não é senão um balbuciar – sobre a fé enquanto encontro com Cristo, daremos frequentemente a palavra aos experientes, aos que o viveram, pois esse encontro é mais do que falar bem de Deus ou fazer propostas pastoralmente interessantes para O conhecer. Esta reflexão é pelo menos o sincero desejo desse encontro com Jesus.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"Incentivar a caridade e as boas obras." (Hb 10, 19-25)
Reflexão - Mc 4, 21-25
A nossa vida não pode ser como a dos fariseus, que aparentam ser uma coisa quando na verdade são outra. Somos chamados a ser filhos da luz e a viver como filhos da luz, testemunhando o amor e a presença de Deus para todas as pessoas. Os nossos pecados se opõem a esse chamado, dificultando o nosso testemunho e obscurecendo a presença de Deus. Mas Deus age com misericórdia para connosco  se procuramos nos reconhecer pecadores e buscamos a nossa conversão juntamente com a conversão dos nossos irmãos e irmãs. Mas se agimos como fariseus, demonstrando uma santidade que não temos e condenando os pecados das outras pessoas, Deus nos pagará com a mesma moeda.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Vai e faz tu também o mesmo» (Lc 10, 37)

Amados irmãos e irmãs!
1. No dia 11 de Fevereiro de 2013, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, celebrar-se-á de forma solene, no Santuário mariano de Altötting, o XXI Dia Mundial do Doente. Este dia constitui, para os doentes, os operadores sanitários, os fiéis cristãos e todas as pessoas de boa vontade, «um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade» (João Paulo II, Carta de instituição do Dia Mundial do Doente, 13 de Maio de 1992, 3). Nesta circunstância, sinto-me particularmente unido a cada um de vós, amados doentes, que, nos locais de assistência e tratamento ou mesmo em casa, viveis um tempo difícil de provação por causa da doença e do sofrimento. Que cheguem a todos estas palavras tranquilizadoras dos Padres do Concílio Ecuménico Vaticano II: «Sabei que não estais (…) abandonados, nem sois inúteis: vós sois chamados por Cristo, a sua imagem viva e transparente» (Mensagem aos pobres, aos doentes e a todos os que sofrem).

Reflexão - Mc 3, 31-35
Somos convidados pelo evangelho de hoje a descobrir a verdadeira família à qual nós pertencemos: a família dos filhos e filhas de Deus, que procura conhecer e por em prática a vontade do Pai e participar do seu projeto de construção do mundo novo, da civilização do amor, sinal do Reino definitivo. Participar dessa verdadeira família não significa negar a nossa família terrena, nem os nossos relacionamentos sociais e afetivos, mas subordinar essas duas realidades à realidade maior, que é a família dos filhos  de Deus, fazendo, assim, com que haja uma verdadeira hierarquia de valores na nossa vida, que subordina o temporal ao eterno.