sábado, 27 de outubro de 2012


PROCLAMAÇÃO DO ANO JUBILAR 2012/2013

      Queridas irmãs!
Bendito seja o Deus que nos escolheu em Jesus Cristo para vivermos
o dom da fraternidade, sendo no mundo instrumentos de Paz e Bem.

Eis que é chegado o momento em que, com imensa alegria e esperança, me dirijo ao coração de cada uma para, por meio destas simples e humildes letras, fazer o anúncio oficial deste ano jubilar da Congregação, que se reveste de um tríplice significado: Ano jubilar da Igreja na celebração dos cinquenta anos de abertura do Concílio Ecuménico Vaticano II; cinquenta anos marcam a vida da Congregação, no envio das cinco primeiras irmãs, Anunciação, Fátima, Nazaré, S. Paulo e Rosa Félix, para a missão em Angola, a 4 de Outubro de 1962. Nesta mesma data, nascia para uma vida nova a Ir. Maria do Santíssimo Sacramento, primeira Superiora Geral da mesma e oficialmente a sua fundadora.

O anúncio é feito sob o lema: “ Enviadas a testemunhar o Evangelho da Caridade”, tema que nos orientará na reflexão, na oração e na experiência fraterna de vida que construímos em comunhão. As celebrações jubilares iniciarão a 11 de Novembro de 2012 em Angola e nos outros locais no dia 4 de Outubro, dia do Pai S. Francisco. 
O jubileu será vivido ao longo do ano 2013 e terá um dos seus pontos altos na celebração do XVI Capítulo Geral, Intermédio e no encerramento das celebrações jubilares em toda a Congregação, a 8 de Dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, nossa Padroeira.

Dom Filippo Santoro: Um bom exemplo de fé, vale mais do que mil palavras

Padre Sinodal, Arcebispo de Taranto, conta sua experiência
 Falta menos de uma semana para a conclusão da XIII assembléia do Sínodo dos Bispos dedicada a Nova Evangelização para a transmissão da fé. Muitas idéias emergiram da assembléia, sobretudo a de dar vida a uma evangelização que envolva todos os âmbitos e aspectos do ser humano, colhendo os desafios da sociedade de hoje. Sobre isto falou a ZENIT, Dom Filippo Santoro, arcebispo de Taranto, nomeado Padre Sinodal por Bento XVI.

Do Sínodo emerge uma Igreja viva e confiante no futuro

Cardeal Betori, apresentou aos jornalistas, juntamente com o nomeado cardeal Dom Tagle e o arcebispo Carrè, a mensagem final do Sínodo dos Bispos


Uma mensagem de comunhão que reflete uma Igreja viva, pronta para enfrentar os desafios e problemas do nosso tempo. Assim, o Cardeal Giuseppe Betori, arcebispo de Florença, apresentou hoje pela manhã na Santa Sé, a mensagem final do Sínodo sobre a Nova Evangelização, com o arcebispo de Manila, Mons. Luis Antonio Tagle, rescentemente nomeado cardeal pelo Papa e o arcebispo de Montpellier, secretário-geral do Sínodo, o arcebispo Pierre Marie Carré.

Dar-se as mãos ou levantar os braços durante o Pai Nosso?

Responde o padre Edward McNamara, LC, professor de teologia e diretor espiritual

Muitas pessoas dizem que não devemos dar-nos as mãos quando rezamos a oração do Senhor, porque não é uma oração comunitária, mas uma oração ao “Pai Nosso”. Alguns sacerdotes explicaram que já que a Santa Sé nunca especificou o tema, então estamos livres para fazer como quisermos. Pode-se recitar o Pai Nosso de mãos dadas ou não? Qual é o modo no qual a tradição católica romana convida a recitar a oração do Senhor durante a Missa? - T.P., Milford, Maine.

O Santo Padre nos chamou à desmundanização

Arcebispo de Madri propõe exame de consciência e conversão do coração Cardeal Antonio María Rouco Varela


 Reproduzimos o pronunciamento do Card. Antonio María Rouco Varela, arcebispo de Madri, Presidente da Conferência Episcopal da Espanha, na 11ª congregação geral do Sínodo dos Bispos, em 15 de outubro de 2012.
É imprescindível conhecer o “Sitz im Leben” da Nova Evangelização, se queremos realizá-la de modo correto. O secularismo é, possivelmente, o seu sinal mais característico. A história da secularização, começada no século XVII, culmina no século XX com o postulado da “morte de Deus” e com a exaltação do “super-homem”.

Evangelização: Uma Resposta à "sede" dos homens de todo tempo e lugar

Publicada a Mensagem do Sínodo dos Bispos ao Povo de Deus

A Mensagem final da XIII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã foi apresentada nesta manhã na sala de imprensa do Vaticano. O texto foi dividido em 14 pontos.
O documento abre com uma referência ao encontro de Jesus com a Samaritana junto do poço, trazendo a ânfora vazia (cf. Jo 4:5-42): é uma referência para a "sede" dos homens de todos os tempos, muitos “são os poços”, mas é preciso "discernir " para não correr o risco de ruinosas desilusões.
Reconhecendo Cristo como o único portador da "água que dá a vida verdadeira e eterna" e convertendo-se, a mulher samaritana "tornou-se mensageira da salvação e conduz para Jesus toda a cidade”.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012


"Eles consumiram a sua existência na consagração total a Deus"

Homilia de Bento XVI na Missa de canonização de sete novos Santos

O Filho do homem veio para servir e dar a sua vida como resgate para muitos (cf. Mc 10,45)

Venerados irmãos,

Queridos irmãos e irmãs!

Hoje a Igreja escuta mais uma vez estas palavras de Jesus, pronunciadas durante o caminho rumo a Jerusalém, onde devia cumprir-se o seu mistério de paixão, morte e ressurreição. São palavras que manifestam o sentido da missão de Cristo na terra, marcada pela sua imolação, pela sua doação total. Neste terceiro domingo de outubro, no qual se celebrar o Dia Mundial das Missões, a Igreja as escuta com uma intensidade particular e reaviva a consciência de viver totalmente em um perene estado de serviço ao homem e ao Evangelho, como Aquele que se ofereceu a si mesmo até o sacrifício da vida.