terça-feira, 10 de abril de 2012

S. João 20,11.18

Naquele tempo, Maria Madalena estava junto ao túmulo, da parte de fora, a chorar. Sem parar de chorar, debruçou-se para dentro do túmulo, e contemplou dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha estado o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés.
Perguntaram-lhe: «Mulher, porque choras?» E ela respondeu: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde o puseram.»
Dito isto, voltou-se para trás e viu Jesus, de pé, mas não se dava conta que era Ele.

E Jesus disse-lhe: «Mulher, porque choras? Quem procuras?» Ela, pensando que era o encarregado do horto, disse-lhe: «Senhor, se foste tu que o tiraste, diz-me onde o puseste, que eu vou buscá-lo.»
Disse-lhe Jesus: «Maria!» Ela, aproximando-se, exclamou em hebraico: «Rabbuni!» que quer dizer: «Mestre!»
Jesus disse-lhe: «Não me detenhas, pois ainda não subi para o Pai; mas vai ter com os meus irmãos e diz-lhes: 'Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus.'»
Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: «Vi o Senhor!» E contou o que Ele lhe tinha dito.






segunda-feira, 9 de abril de 2012

Mateus 28,8-15



Naquele tempo, Maria Madalena, e a outra Maria, que tinham ido ao túmulo do Senhor afastaram-se a toda a pressa, cheias de temor e de grande alegria, e correram a dar a notícia aos discípulos.
Jesus saiu ao seu encontro e disse-lhes: «Salve!» Elas aproximaram-se, estreitaram-lhe os pés e prostraram-se diante dele.
Jesus disse-lhes: «Não temais. Ide anunciar aos meus irmãos que partam para a Galileia. Lá me verão.»
Enquanto elas iam a caminho, alguns dos guardas foram à cidade participar aos sumos-sacerdotes tudo o que tinha acontecido!
Eles reuniram-se com os anciãos; e, depois de terem deliberado, deram muito dinheiro aos soldados, recomendando-lhes: «Dizei isto: 'De noite, enquanto dormíamos, os seus discípulos vieram e roubaram-no.’
E, se o caso chegar aos ouvidos do governador, nós o convenceremos e faremos com que vos deixe tranquilos.» Recebendo o dinheiro, eles fizeram como lhes tinham ensinado. E esta mentira divulgou-se entre os judeus até ao dia de hoje.



Correram à pressa... 
Deixaram tudo e correram à pressa para o sepulcro para derramar sobre o corpo de Jesus bálsamo.... Mas ficam surpreendidas, a pedra está rolada e ninguém está lá dentro.
Preparam-se para levar a notícia aos discípulos... Mas são surpreendidas por alguém... 
Jesus aproxima-se...
Relato maravilhoso este o do Evangelista Mateus! Jesus aparece, saúda-as! Jesus está vivo, está connosco!
As mulheres adoram Jesus, beijam-lhe os pés, recebem a mais bela missão: anunciar Jesus Vivo e Ressuscitado!
Esta é a primeira catequese feita a partir da entrega de Jesus por nós. É uma iluminação à nossa Fé e é a partir da Fé que entendemos todo este percurso, que é dinâmico e de uma beleza extraordinária.
Jesus está presente...
na nossa vida, caminha connosco, saúda-nos e convida-nos para o feliz anúncio da Boa Notícia. Ele comunica-nos a Sua força, dando-nos o Seu Espírito.
É uma nova presença de Cristo entre nós, é o envio para  uma nova e ardorosa  Evangelização!


Senhor, confiaste-me uma missão. Resta-me descobrir que está vivo em mim, para que possa afirmar que a Páscoa é todos os dias e que Tu Te fazes presente nos acontecimentos da vida da Igreja e da humanidade.
Sou portadora do perfume da Fé e sou enviada à Galileia de hoje, anunciando a Tua vitória sobre a morte..