sábado, 2 de abril de 2011



Quem se eleva será humilhado, quem se humilha será elevado...

Com quem me identifico?
Como é a minha oração?
Em que patamar coloco a minha Fé?
Que valor tem para mim ser humilde, pobre e o último de todos?

Em prece...
Obrigado Senhor porque me dizes que desejas antes a misericórdia e não os sacrifícios, queres que nos voltemos para vós, queres curar os nossos males, queres refazer a nossa vida de novo.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

    
O Senhor nosso Deus, é o único Senhor amarás o Senhor, teu Deus...

Escuta, Israel: O Senhor, nosso Deus é o único Senhor: amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração... Um mandamento novo, uma felicidade única, ter apenas o Senhor como o único  amor a quem devemos amar de todo o coração e com toda a nossa energia.


quinta-feira, 31 de março de 2011

O Reino de Deus está entre vós...
Jesus estava a expulsar um demónio mudo. Quando o demónio saiu, o mudo falou e a multidão ficou admirada. Mas alguns dentre eles disseram: «É por Belzebu, chefe dos demónios, que Ele expulsa os demónios.» Outros, para o experimentarem, reclamavam um sinal do Céu. Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos, disse-lhes: «Todo o reino, dividido contra si mesmo, será devastado e cairá casa sobre casa. Se Satanás também está dividido contra si mesmo, como há-de manter-se o seu reino? Pois vós dizeis que é por Belzebu que Eu expulso os demónios. Se é por Belzebu que Eu expulso os demónios, por quem os expulsam os vossos discípulos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. Mas se Eu expulso os demónios pela mão de Deus, então o Reino de Deus já chegou até vós. Quando um homem forte e bem armado guarda a sua casa, os seus bens estão em segurança; mas se aparece um mais forte e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos. Quem não está comigo está contra mim, e quem não junta comigo, dispersa.»

quarta-feira, 30 de março de 2011

«Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição»
Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas.
Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição.
Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra.
Portanto, se alguém violar um destes preceitos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será o menor no Reino do Céu. Mas aquele que os praticar e ensinar, esse será grande no Reino do Céu.

Tendo em conta esta Palavra, nada mais precisamos. Jesus resgatou-nos do jugo da lei, vem ensinar-nos a sermos humildes, a praticar e a ensinar aquilo que Ele nos transmitiu com a Sua vida.

terça-feira, 29 de março de 2011

De coração arrependido e espírito humilhado, sejamos por Vós recebidos...
Tornamo-nos o mais pequeno de todos os povos...
Somos hoje humilhados em toda a terra, por causa dos nossos pecados...
Vos seguimos de todo o coração, Vos tememos e buscamos o vosso rosto...
Não nos deixeis ficar envergonhados, tratai-nos segundo a Vossa bondade e segundo a abundância da vossa misericórdia...
Se cada um de vós não perdoar ao seu irmão, meu Pai não vos perdoará...
Quantas vezes deverei perdoar? A resposta de Jesus é sábia e clara: devemos perdoar sempre em todas as situações. A parábola de Jesus é esclarecedora, não devemos nós perdoar sempre e compadecermo-nos dos nossos irmãos, como Ele tem compaixão de nós? À violência não devemos responder da mesma forma, mas sim responder com amor, com perdão e compreensão.
Em prece...
Senhor misericordioso, sabes quão difícil é perdoar! A verdadeira reconciliação torna-se um caminho duro e por mais que queira avançar o mal vai aos poucos minando o meu coração. Falta-me a capacidade para ser misericordiosa e compassiva como Tu. Dá-me força e coragem para não desanimar, ensina-me a alegria de perdoar sempre sem nada esperar em troca.

segunda-feira, 28 de março de 2011

...Vai banhar-te e ficarás limpo...
Regeneração e purificação são-nos apresentados na Liturgia de hoje. A água é sinal de lavagem interior, de brancura e pureza. Pelo Baptismo somos integrados na Igreja de Jesus Cristo, somos filhos no Filho, Somos sacerdotas, profetas e reis. Pela água do Baptismo ficamos limpos dos nossos pecados e tornamo-nos criaturas novas. O tempo Quaresmal conduz-nos à ressurreição pelo Baptismo. Tornamo-nos criaturas novas. Somos regenerados pela Água e pela Cruz de Jesus.
A nossa alma tem de suspirar pelo Senhor, tem que ter sede do Deus da vida, tem de desejar contemplar constantemente a Sua face.