sábado, 4 de junho de 2011

PEDI E RECEBEREIS....

Professar a Fé em Cristo e amá-Lo com todo o coração, com fidelidade, é estar em plena sintonia com Ele. É ser feliz, é fazer da nossa vida uma constante aproximação de Jesus e dos Seus ensinamentos. Desta forma estamos mais unidos ao Pai.
Com a Sua força, temos mais coragem para proclamar as Suas maravilhas porque vivemos iluminados pela Sua Luz esplendorosa.
Não ficamos sós. Ele marca a Sua presença contínua na nossa vida. Ele escuta as nossas preces e atende os nossos pedidos. O Pai ama-nos, daí que nos deu o Seu Filho Amado para que tudo quanto pedirmos por intermédio Dele o Pai nos concederá todas as coisas.

Senhor, aceita cada pensamento saído do nosso coração, aceita cada gesto de amor saído da nossa pobreza. Torna-nos merecedores da Tua presença que habita em nós. Obrigado porque estás sempre connosco. Faz-nos crescer na caridade e na Fé. Não nos deixes desfalecer, mas fortalece-nos com a força do Teu Espírito consolador. Que nunca nos cansemos de bater à Tua porta e pedir que olhes e atendas a nossa infinita pequenez, e nela o desejo de ser cada dia diferente.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O VOSSO CORAÇÃO ALEGRAR-SE-Á...

O vosso coração há-de alegrar-se e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria.
A Tua Palavra anima-nos. É árdua  atarefa, permeada de dificuldades e aflições, mas Tu, Senhor, és o motivo da alegria que brota em nosso ser, mesmo que por vezes pareçamos desanimados e afogados nas lágrimas das nossas mágoas. Tu, ofereces-nos uma fresta de luz para percebermos que não caminhamos sós e se o martírio tiver de acontecer, Tu alivias os sofrimentos.
Faz-nos perseverantes, desprendidos, capazes de sofre pela causa do Evangelho.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A VOSSA TRISTEZA CONVERTER-SE-Á EM ALEGRIA...

«Ainda um pouco, e deixareis de me ver; e um pouco mais, e por fim me vereis.» Disseram entre si alguns dos discípulos: «Que é isso que Ele nos diz: 'Ainda um pouco, e deixareis de me ver, e um pouco mais, e por fim me vereis'? E também: 'Eu vou para o Pai'?»
Diziam, pois: «Que quer Ele dizer com isto: 'Ainda um pouco'? Não sabemos o que Ele está a anunciar!» Jesus, percebendo que o queriam interrogar, disse-lhes: «Estais entre vós a inquirir acerca disto que Eu disse: 'Ainda um pouco, e deixareis de me ver, e um pouco mais, e por fim me vereis'? Em verdade, em verdade vos digo: haveis de chorar e lamentar-vos, ao passo que o mundo há-de gozar. Vós haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza há-de converter-se em alegria!

terça-feira, 31 de maio de 2011

FRAGMENTOS DE UMA VISITA FRATERNA….

Aos sete dias do mês de Maio, depois de uma longa peregrinação aérea, cheguei ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro (conhecido popularmente também como Aeroporto de Cumbica). É o principal e o mais movimentado do Brasil, localizado no estado de S. Paulo, na cidade de Guarulhos no distrito de Cumbica, distante 25 km do centro de S. Paulo, principal metrópole que o aeroporto serve.Com a autorização de pouso, rodas em ponto de aterragem, uma salva de palmas ecoou como que agradecendo a boa viagem e a chegada de todos a bom termo. Esperavam-me a ir. Ana Judite e um irmão da Postulante Marina, que nos conduziu até casa.
A noite fazia-se sentir e o tempo estava fresco, o céu nublado, daí que a temperatura era agradável, fazia um pouco de confusão a poluição que se sentia no ar que se respirava, mas a habituação vai acontecendo aos poucos e já nada é estranho. As irmãs, cada uma ainda nos seus serviços, foram chegando aos poucos, pois o sábado é dia de pastoral e não dá para respirar.
Decorria na paróquia das irmãs, a novena preparatória para a celebração da padroeira Nossa Senhora de Fátima, daí que no dia em que cheguei, havia Eucaristia em casa. Graças a Deus pude de uma forma diferente celebrar a alegria do encontro com as irmãs, fortalecendo-nos da mesma Palavra e da Eucaristia momento alto de acção de graças por tudo o que se faz vida na vida de cada irmã.
A mudança de horário é grande e faz-se sentir. Quatro horas de diferença. Um habituar à cama, umas dores de costas, pois o dia foi todo passado com as pernas encolhidas, mas o descanso deu para quebrar o galho. No Domingo a Eucaristia também foi em casa. Para mim foi mesmo graça, pois andava com uma perna meia arrastada e a Igreja fica bem longe de casa e o carro por acaso, só tem duas rodas e o mais engraçado é que cada um é motorista do seu.
Este Domingo, era o dia da Mãe. Esta efeméride no Brasil é celebrada com enfâse, mas o Amor à Mãe do Céu com o título de Nossa Senhora de Fátima é muito grande! Os cantos a Maria são cheios de emoção e fervor, o que é típico do Povo Brasileiro.
Na segunda-feira, a madrugada foi maior, pois não se pode deixar o trabalho, daí que tive de fazer a reflexão com as irmãs logo pela manhãzinha. A visita decorreu com muita calma e serenidade. Sob a protecção de Maria que em cada dia nos acompanhava em cada celebração. A Sua festa foi apoteótica foi no dia 13 de Maio na Paróquia. Tive a sensação de que o meu coração estava em Fátima ao ouvir entoar o Avé de Fátima e o Treze de Maio. A Igreja era pequena para a multidão de gente e a procissão foi algo de comovedor. Foi uma experiência de fé vivida no meio deste Povo que reza pela Nação Portuguesa, pelo povo irmão, em primeiro lugar e depois reza pela sua nação, confiando as duas à protecção de Maria.
A chuva caia, a frescura fazia sentir-se não se tirava nem o casaco nem as meias e numa das noites o frio foi tanto que os pés só aqueceram com um saco de água quente… Parece mal dizer isto, mas foi mesmo assim…

A MINHA ALMA GLORIFICA O SENHOR

Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?
Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio.
Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.»…

segunda-feira, 30 de maio de 2011

QUANDO VIER O PARÁCLITO...

«Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, e que Eu vos hei-de enviar da parte do Pai, Ele dará testemunho a meu favor.
E vós também haveis de dar testemunho, porque estais comigo desde o princípio.»
«Dei-vos a conhecer estas coisas para não vos perturbardes.
Sereis expulsos das sinagogas; há-de chegar mesmo a hora em que quem vos matar julgará que presta um serviço a Deus!...»