terça-feira, 26 de julho de 2011

Bem - aventurados....

Os que vêem e escutam são felizes

Mt 13,16-17
Bem-aventurados são vossos olhos, porque vêem, e vossos ouvidos, porque ouvem! Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que estais vendo, e não viram; desejaram ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram.


 
Leitura Orante
Dia de São Joaquim e Santa Ana
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos que se encontram aqui, em torno da Palavra:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Espírito Santo que procede do Pai e do Filho,
tu estás em mim, falas em mim, rezas em mim, ages em mim.
Ensina-me a fazer espaço à tua palavra, à tua oração,à tua ação em mim
para que eu possa conhecer o mistério da vontade do Pai.
Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 13,16-17.
Ver o Messias e ouvi-lo era o grande anseio do povo. Mas, já dizia o profeta Jeremias: "os sacerdotes não perguntaram: Onde está o Senhor? Os depositários da Lei não me conheceram, os pastores rebelaram-se contra mim, os profetas profetizaram por Baal e, assim correram atrás do que não vale nada" (Jr 2,8). O Salmista, por sua vez, afirma: "Meu rochedo e minha muralha és tu, Senhor" (Sl 70). Agora, Jesus, o Messias e Senhor, está presente. Os que o vêem e o escutam "são felizes". No entanto, devemos admitir que há ainda muitos que estão cegos e surdos.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Onde vejo e escuto o Messias? Como aproximar e abrir os olhos e ouvidos de tantos que ainda não vêem, nem escutam? Os bispos, em Aparecida disseram: "Os cristãos precisam recomeçar a partir de Cristo, a partir da contemplação de quem nos revelou em seu mistério a plenitude do cumprimento da vocação humana e de seu sentido.
Necessitamos nos fazer discípulos dóceis, para aprende d'Ele, em seu seguimento, a dignidade e a plenitude de vida. E necessitamos, ao mesmo tempo, que o zelo missionário nos consuma para levar ao coração da cultura de nosso tempo aquele sentido unitário e completo da vida humana que nem a ciência, nem a política, nem a economia nem os meios de comunicação poderão proporcionar. Em Cristo Palavra, Sabedoria de Deus (cf. 1 Cor 1,30), a cultura pode voltar a encontrar seu centro e sua profundidade, a partir de onde é possível olhar a realidade no conjunto de todos seus fatores, discernindo-os à luz do Evangelho e dando a cada um seu lugar e sua dimensão adequada.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Filho do Homem não veio para ser servido....

Podeis beber o cálice que eu vou beber?
Mt 20,20-28
A mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, aproximou-se de Jesus e prostrou-se para lhe fazer um pedido. Ele perguntou: "Que queres?" Ela respondeu: "Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda". Jesus disse: "Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber?" Eles responderam: "Podemos". "Sim", declarou Jesus, "do meu cálice bebereis, mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda não depende de mim. É para aqueles a quem meu Pai o preparou".
Quando os outros dez ouviram isso, ficaram zangados com os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: "Sabeis que os chefes das nações as dominam e os grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós, seja vosso escravo. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos".

domingo, 24 de julho de 2011

TESOURO ESCONDIDO...

Senhor do desafio
O Teu Reino é como alguém que lança sementes boas em suas terras, mas depois não sabe o que vai acontecer… Trigo bom e erva ruim misturam-se, tudo cresce e é preciso a paciente espera para que tudo cresça e nada se perca. O Teu Reino é um tesouro de sabedoria, pérola preciosa que não pode ser desperdiçada. Não se pode esconder, mas é para comunicar, para anunciar aos outros.
Senhor dos muitos desafios, ensina-nos a saber esperar pacientemente a vinda do Teu Reino. Que o anúncio da Tua Palavra seja um desafio constante na nossa vida, que a semente lançada à terra não se perca, mas dê fruto abundante de perseverança.

Rezo-Te a mistura que existe na vida do ser humano. O entrelaçar de pensamentos, de decisões, de sentimentos são o tesouro que enriquece o Reino, porque tecidos no tear movido pelo sopro do amor. No campo da vida, na serenidade da espera, vai brotar o fruto de tantas sementes lançadas, que o orvalho, a chuva e o calor fizeram germinar.
Rezo-Te as diferenças e até as contradições que vida nos proporciona sem contarmos. Rezo-Te os sinais dos tempos. Rezo-Te a mudança, o dinamismo, a criatividade e a novidade do Teu Reino. Rezo-Te a vida e o amor, as sementeiras e os semeadores, a liberdade e a força que brota do fogo do Teu Espírito Criador…
Rezo-te nesta manhã a esperança que brota da urgência do anúncio do Teu Evangelho. O meu olhar aos poucos vai ficando mais claro, novo e com brilho tão intenso que só o coração pode ver. O rezar-te, o elevar para Ti o coração e o pensamento, o desejar ser profeta no mundo de hoje, o espelhar a alegria do encontro contigo, traz-me um sentido novo para a caminhada. Os meus passos são mais firmes e meus braços se estendem para lançar com coragem a semente do Teu Reino de Paz e Amor.