domingo, 13 de fevereiro de 2011


A lei do amor
Se quiseres guardarás os mandamentos: ser fiel depende da tua vontade. Para o povo de Israel o amor e a fidelidade são meios para atingir a santidade. É o mesmo que acontece no hoje da nossa vida, apesar das nossas infidelidades, o Senhor é sempre fiel.

O Senhor não nos manda fazer o mal, dá-nos liberdade para tomarmos uma recta decisão e de livremente fazermos o bem. A lei do Senhor não inibe ninguém, ela é justa e todo aquele que caminhar na Sua lei, é ditoso.
A sabedoria de Deus é tão diferente da nossa!

Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas…
Ao escutar as Palavras de Jesus, dá para entender que os escribas e fariseus queriam acusar Jesus de não dar cumprimento à Lei e às tradições doa antigos. Um jogo que tem a ver com observância de preceitos. Jesus é o Homem Novo que vem revogar a Lei e traz aos homens uma Lei renovada, porque baseada no amor.
Jesus censura o mal… ilustra o sentido da Nova Lei com a vida real. “Ouvistes: Não matarás….” “Não cometerás adultério”… “Não faltarás ao que tiveres jurado…” Os três grandes mandamentos da vida e do respeito pela dignidade do ser humano…
Jesus é duro quando afirma:  “ A vossa linguagem deve ser sim, sim; não, não. O que passa disto vem do maligno…
Estas palavras ajudam-nos a fazer um exame de consciência individual e comunitário. Será que também nós vivemos presas à Lei? O que transmitimos à humanidade? A Palavra de Deus, ou a tradição? À experiência de adesão ao Pai na obediência e no amor?
Quando vivemos a experiência de Deus, os Seus preceitos não são leis impostas para viver o discipulado. Elas ecoam no mais fundo do nosso ser e estão escritas no nosso coração.
Em prece…
Senhor do meu projecto de vida! Deixa-me experimentar a grandeza do Teu amor. Que o compromisso que nasce do amor, seja pleno e livre como Tu desejas. Que a meta do projecto que tens para mim, seja percorrida com humildade e simplicidade de coração, para chegar com alegria à Tua presença. Que o êxodo do amor, me ajude a sair de mim mesma, dando a morte ao homem das tradições, dos costumes e da lei, mas com energia e liberdade, rasgue o horizonte da minha vida para viver a graça do Teu Amor.
Que do meu coração, brote o pedido forte de que fiques comigo, me ensines a Tua Lei, me ajudes a concretizá-la na minha vida, me ajudes a ser justa. Guia-me, conduz-me e ajuda-me a viver sempre na Tua graça.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.