domingo, 13 de outubro de 2013

XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

«Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou».

“Onde estão os outros nove”?

Eis a pergunta de Jesus, a esse único leproso, que se dá conta da graça recebida e volta para agradecer e seguir Jesus!

Hoje, somos convidados a projetar este sentimento de gratidão, para a esfera das nossas relações com os irmãos e com Jesus, sumo autor de todos os bens. No Evangelho, só um dos dez leprosos curados, volta para dizer “obrigado”.
A Palavra de Deus sugere-nos o exemplo, de alguém que sabe voltar atrás, para agradecer. Agradecer é,  dar graças. E dar graças, a Deus, «de Quem procede todo o dom perfeito» (Tg.1,17).
A quem dá, de graça, deve agradecer-se, com um gesto de graça sem qualquer recompensa, para que continue a ser de graça a graça recebida. A gratidão de quem recebe não pode anular a gratuidade de quem dá. A verdadeira gratidão une aquele que dá àquele que recebe, num amor gratuito, que não tem preço.
Ide mostrar-vos aos sacerdotes.
Aceitar as mediações de Deus, para que Ele possa chegar até mim e eu ir até Ele. «Ide mostrar-vos aos sacerdotes», disse Jesus. De facto, não é possível chegar à fé e ao contacto com Deus, sem passar pelo tacto das mãos ungidas do sacerdote, sem atravessar o limiar da Porta do Templo, sem aceitar a companhia de pecadores e irmãos, que  estão comigo no mesmo caminho de fé.  Não podemos percorrer sozinhas o caminho da fé.
Se a minha oração, consistir apenas em dizer «obrigado» já é bastante(Mestre Eckart, séc. XIV).

ORAÇÃO

Senhor se contigo morremos, contigo viveremos. Se contigo ficamos mais firmes, contigo reinaremos com mais certeza, pois tu és nosso Rei e Senhor. Nada é nosso tudo é pertença do teu amor infinito para com a humanidade por ti criada. Nada de Te negar, mas sim vivermos numa atitude de fé sem limites. Confirma –nos na fé e fortalece a nossa aliança para que se mantenha sempre  fiel ao teu amor. “Dilata Senhor o nosso coração para o louvor, “porque quando nos mostramos agradecidos por quanto recebemos, alargamos em nós próprios o espaço para receber um Dom ainda maior”.

2 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.