domingo, 6 de março de 2011

IX DOMINGO DO TEMPO COMUM

Ponho diante de vós a bênção e a maldição…
A bênção divina acompanha a obediência aos Mandamentos. Eles são graça para aqueles que observam as Leis do Senhor. Somos convidados a guardar a Palavra de Deus no nosso coração, na nossa alma. O Senhor coloca diante de nós a bênção e a maldição. Cumprir fielmente os preceitos do Senhor é felicidade, não os observar deixa o coração do nosso Deus triste.

Os nossos desejos devem ser realizações concretas. Acolher os ensinamentos de Deus na nossa alma, a Sua aceitação pessoal, traz-nos paz e serenidade. Devemos escolher o caminho da vida e da felicidade.
Somos justificados pela Fé, pois as nossas obras sem Fé não valem de nada. Todos somos salvos e redimidos por Cristo que se apresentou como vítima de propiciação pela humanidade. 
A Salvação é um dom gratuito de Deus e não é o resultado dos nossos méritos pessoais.
Através da oração o Senhor abençoa todos os que se unem a Ele, porque Ele é para nós guia, força, refúgio, confiança, justiça e salvação. Clamemos ao longo desta semana, do mais fundo do nosso coração que Ele é o nosso refúgio.
Construir a casa sobre a rocha…
A parábola do Evangelho deste Domingo convida-nos a olhar em primeiro lugar para
a nossa vida, a nossa história, a nossa casa… Faz-nos perguntar: Sobre quem construímos? Andamos a divagar, ou Cristo é mesmo a nossa segurança, o baluarte seguro onde podemos edificar a nossa casa? Precisamos de ter muita Fé e pô-la em prática, pois sem isso a Fé é morta.
A vontade de Deus é que, nos voltemos para Ele, que tenhamos Fé, que construamos sobre a Rocha firme, que acolhamos a Sua Palavra que é o cimento que dá estabilidade à nossa vida. A casa do nosso corpo embeleza-se com a prática dos ensinamentos contidos na Lei do Senhor. Se assim fizermos, a Luz de Cristo brilhará sobre nós, se não o fizermos, a chuva e o vento desfazem a casa construída sobre a vaidade, o orgulho, o consumismo, a acomodação e tantos outros vícios que destroem a casa que construímos inconscientemente.
Há poucas palavras que incomodam tanto como as de Jesus: “Nunca vos conheci”! Não importam as muitas coisas, o necessário é fazer a vontade do Pai. Precisamos de perdoar mais, de sorrir mais, de escutar mais, de ajudar mais, de ser sinais de esperança, bons amigos, bons profissionais etc… E se depois disto, Jesus continua a dizer-nos que não nos conhece? Bem feito, sabem porquê? Porque Ele é bem claro. Para fazer a vontade do Pai, para construirmos a casa sobre a rocha, é necessário ter um coração rasgado para acolher a Sua Palavra! Oxalá que ela nos renove e interpele, nos faça mudar de vida.
Em prece…
Tenho muito que mudar na minha vida, Senhor!
A Tua vontade é que seja instrumento de paz e de comunhão no mundo onde me colocas para anunciar e construir o Teu Reino. Exiges de mim, trabalho pessoal, conversão, renovação interior. Pedes-me a mudança do coração. Pedes-me que saiba embelezar a minha casa com boas obras, com muita Fé.
Ajuda-me a construir a minha casa sobre a Rocha firme para que ela nunca se desmorone. Obrigado por me ensinares que só fazendo a Tua vontade, a minha casa está segura. Ajuda-me a escutar com doçura as Tuas Palavras e a pô-las em prática na minha vida

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.