sábado, 26 de março de 2011

Jesus é a Água Viva


Jesus é a àgua Viva que devemos procurar para nos saciar. Dialoguemos com Ele, ofereçamos-Lhe o nosso cântaro vazio para que Ele o encha com a Água Viva. Passemos da preocupação dos bens materiais para a necessidade e o desejo dos bens espirituais. Que a nossa alma tenha sempre sede do nosso Deus.

4 comentários:

  1. Jesus disse-lhe aos Seus apóstolos: «Eu tenho um alimento para comer, que vós não conheceis.»
    Então os discípulos começaram a dizer entre si: «Será que alguém lhe trouxe de comer?»
    Declarou-lhes Jesus: «O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e consumar a sua obra.
    Que o nosso alimento seja também realizar a vontade de Deus em cada situação ou acontecimento.

    ResponderEliminar
  2. "A vista da beleza de Raquel tornou Jacob, de certo modo, mais forte: ele conseguiu levantar a enorme pedra de cima do poço e, assim, dar de beber ao rebanho (Gn 29, 10). [...] Em Raquel, com quem casou, viu o símbolo da Igreja. Foi por isso que, ao beijá-la, teve de chorar e de sofrer (v. 11), a fim de prefigurar, pelo seu casamento, os sofrimentos do Filho. [...] Quão mais belas são as núpcias do Esposo real do que as dos Seus embaixadores! Jacob chorou por Raquel, ao desposá-la; Nosso Senhor cobriu a Igreja com o Seu sangue, ao salvá-la. As lágrimas são o símbolo do sangue, porque não é sem dor que elas jorram dos olhos. O choro do justo Jacob é o símbolo do grande sofrimento do Filho, pelo qual a Igreja das nações foi salva."

    ResponderEliminar
  3. "Vem, contempla o nosso Mestre: Ele veio do Seu Pai para o mundo, aniquilou-Se para fazer o Seu caminho na humildade (Fil 2, 7). [...] Ele viu as nações como rebanhos sedentos e a fonte da vida fechada pelo pecado, como que por uma pedra. Ele viu a Igreja semelhante a Raquel, então avançou e derrubou o pecado, que era pesado como uma rocha. Ele abriu o baptistério para a sua Esposa, para que ela se banhasse nele; e foi aí buscar água para dar de beber às nações da terra, como aos Seus rebanhos. Com toda a Sua omnipotência, levantou o pesado fardo dos pecados; pôs a descoberto a fonte de água doce para o mundo inteiro. [...]"

    ResponderEliminar
  4. Sim, pela Igreja, Nosso Senhor deu-Se a grandes trabalhos. Por amor, o Filho de Deus vendeu os Seus sofrimentos para poder desposar, à custa das Suas chagas, a Igreja abandonada. Por ela, que adorava os ídolos, sofreu sobre a cruz. Por ela, quis entregar-Se, para que ela fosse para Ele completamente imaculada (Ef 5, 25-27). Ele consentiu em levar às pastagens o rebanho inteiro dos homens, com o grande cajado da cruz; Ele não rejeitou o sofrimento. Ele aceitou conduzir raças, nações, tribos, multidões e povos, para poder reaver a Igreja, sua única Esposa

    Estes são os comentários de São Tiago de Sarug (c. 449-521), monge e bispo sírio.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.