domingo, 20 de março de 2011

Deixa a tua terra, a tua família…
Farei de ti um grande povo, abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome e serás uma fonte de bênçãos.
Abraão é convidado a caminhar, a mudar de terra. Somos convidados a fazer uma paragem no caminho, a irmos para a terra que o Senhor nos indicar.

A nossa alma espera no Senhor
As Suas palavras são verdadeiras, Ele é nosso amparo, nosso escudo, nossa libertação. Ele ama a rectidão e a justiça. A Sua bondade paira sobre a terra inteira.

Não te envergonhes de dar testemunho de Nosso Senhor…
Apoiados na força de Deus, avancemos e tenhamos a coragem de O testemunhar com a vida. Ele salvou-nos e como a Abraão continua a chamar-nos. Faz isto não em atenção ao que fazemos, mas pela graça que nos é concedida em Cristo. Partilhemos com todos a Vida que irradia de Jesus Ressuscitado.


Este é o meu filho muito amado, no qual pus todo o meu enlevo. Escutai-o
Jesus sobe ao monte com os seus mais íntimos. Pedro o mais ousado ao experimentar a beleza da visão do Rosto de Cristo, diz: “Senhor é bom estarmos aqui”. Jesus sem perceber, pergunta: que dizes Pedro? Se ficarmos aqui, quem realizará o que disseram os profetas? Precisamos de descer à planície porque é lá que o caminho se apresenta mais duro. O caminho de Jerusalém é longo e neste percurso outra Transfiguração vai acontecer. É o anúncio da Ressurreição que se vive antecipada no Tabor.
A voz do Pai, a Luz que envolve os discípulos, deixa-os perplexos. Na nossa vida também, devemos fazer a experiencia do silêncio na montanha, onde se escuta a voz do Pai e onde somos convidados a escutar as Suas Palavras, pois a Palavra deve ser o centro de toda a vida cristã. Quantas vezes fazemos a experiencia da Transfiguração na nossa vida? Quantas subidas ao Tabor já foram efectuadas por nós? Temos que descer a montanha e retomar a viagem a Jerusalém. Temos que teimar e não desistir só porque a caminhada é difícil. Para chegarmos à Páscoa, temos que subir ao monte, passar pelo sofrimento, desbravar o Reino de Deus que está entre nós e nem damos conta.
Temos que ser incentivo para os nossos irmãos que desanimam no caminho, temos que ser motivo para que neles também aconteça a Páscoa e que aos poucos todos saboreemos um pedacinho do Céu. No caminho da Galileia Jesus faz uma paragem! Para quê? Para retomar as forças, para nos convidar a participar da Sua glória, para nos dar a saborear a alegria da fraternidade do Reino. Para nos dizer que a Sua Palavra tem de ser manancial para a nossa peregrinação, tem de ser Transfiguração para a nossa vida, tem de ser esperança para os nossos medos. Jesus convida-nos a provarmos antecipadamente o banquete do Reino onde Ele se encontra revestido de luz e Majestade.

Em prece…
Senhor Jesus, Transfigurado, conheces as minhas escuridões, as minhas dificuldades em subir ao monte para aí ficar a sós contigo, experimentar a Tua beleza e saborear a Tua Palavra. Imprime em meu coração a certeza de que o caminho é gratificante quando Tu, caminhas a meu lado. Mostra-me o brilho do Teu Rosto, deixa-me sentir que sou imensamente amada por Ti e sou do grupo dos escolhidos para fazer a experiência do Tabor. Que eu saiba experimentar o: “ Como é bom estar aqui”. Que eu não pense em mim, mas viva com o pensamento no meu próximo. Que eu saiba prosseguir o caminho que me indicas para avançar sem medo, mas transfigurada pela Tua Luz inebriante. Faz-me subir a montanha da vida para poder contemplar a Tua Glória.
Obrigado pela Tua Transfiguração, essa paragem estupenda que Te deu força para prosseguir o caminho até Jerusalém, até à paixão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.