quarta-feira, 23 de março de 2011

Ajudai-me, Senhor…
Ajudai-nos, Senhor, a fazer o bem, a não pagar o bem com o mal, a praticar a justiça, para que ao apresentarmo-nos diante de vós, levemos apenas o que é bom e agradável a vossos olhos. Salva-nos pela Tua bondade. Tudo vos entregamos, vós que sois fiel, justo e bom.

… E durante o caminho…
Jesus prepara os Seus discípulos para o que vai acontecer em Jerusalém. “ O Filho do homem, vai ser entregue… Mas ao terceiro dia Ressuscitará…” Não há testemunho tão eloquente como o de Jesus. Dar a vida pela humanidade! A nossa Salvação, passa pela morte Redentora do Filho de Deus.
No percurso para Jerusalém, Jesus é surpreendido com um pedido. Pedido impossível de realizar, pois o que estava em jogo era a grandeza, era o querer serem os primeiros… Mais parece uma questão de política. Jesus, toma a palavra e responde à mãe dos filhos de Zebedeu: “Não sabeis o que pedis…”
Este pedido deixa indignado os outros dez que estão com Jesus. Mas, são surpreendidos com uma lição. O Mestre toma a palavra e diz: “ Quem quiser tornar-se grande seja vosso servo e quem de entre vós quiser ser o primeiro seja o escravo de todos… O Filho do homem, não veio para ser servido, veio para servir, para dar a vida pela Redenção dos homens…”
O despojamento de Jesus e o Seu serviço são exemplo para nós. Jesus pede-nos para sermos servos uns dos outros, prosseguindo o caminho da humildade, da pequenez e do aniquilamento.

Em prece…
Rezar a Tua Palavra, meditá-la no coração e avançar com ela para a vida, é o melhor remédio. Mas, sabes bem, que é difícil percorrer este caminho! Ser servo? Ser escravo? Ser o último? Nunca ser servido, mas servir? Dar a vida? 
Que caminho árduo nos apresentas para vivermos o trilho do discipulado. Tu, Senhor, foste mesmo assim, destes-nos o exemplo, agora pedes-nos que façamos o mesmo.
Ajuda-nos, encoraja-nos e repreende-nos quando nos assaltar o desejo do poder. Volta a dizer-nos que “quem quiser ser o primeiro tem de ser o último… que temos de servir e não esperar ser servidos. 
Dá-nos hoje e sempre, um espírito de serviço humilde e desinteressado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.