domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sede Santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou Santo…
Somos convidados a ser santos. Extraordinário convite que nos é feito. A santidade manifesta-se nas obras que realizamos, na perfeição e na qualidade de vida que procuramos dar aos nossos serviços, à vida fraterna, na atenção que prestamos aos mais pobres, aos mais pequenos, aos desprivilegiados etc.
Este Rosto de Deus que é Santo, cantámo-lo na contemplação magnífica do salmo que nos apresenta um Deus clemente, compassivo, indulgente, paciente, favorável e cheio de bondade.
Não sabeis que sois Templo de Deus?
Tudo é vosso; vós sois de Cristo, Cristo é de Deus. A santidade de Deus actua a partir do nosso interior. Se o nosso coração for habitado pelo Espírito que dá vida, tudo será diferente. Somos Templos onde Deus Pai habita, façamos tudo para não desgostar aquele que tudo faz e nos convida a ser Santos.
Amai os vossos inimigos…
Precisamos segundo as palavras de Jesus de fazer o bem e não o mal. Este é um código de santidade que o Senhor nos oferece para vivermos. Como pode ser: “se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda…”? Quantas vezes na minha vida tenho passado à margem deste preceito, quantas vezes não tenho amado até ser capaz de doar a vida pelo irmão!
A dinâmica do amor e do perdão, conduz-nos até aos braços do Pai. Ele convida-nos a amar o próximo a amar o inimigo, a rezar pelos que nos perseguem, a perdoar sem limites e a entregar ao Pai na nossa oração aqueles que nos querem mal.
É o cúmulo da vida, é a reviravolta do nosso coração que traz à praça revoluções perfumadas, cheias de beleza, mas não de “jasmim”, mas sim, de amor. Cristo convida-nos a entrar na lógica do coração e não na trágica lei da morte que é fruto de ódio, de violência e de inimizade. Somos convidados a exercer a Justiça e a trazer sempre cheia a mochila do amor para distribuir gratuitamente.
Não mais a lei de talião, sim a Lei do Amor a reinar nas nossas vidas. Sim ao caminho de perfeição a que somos exortados a viver.
Em prece…
Senhor do meu dia, Tu fonte do puro amor, da unidade e da liberdade vem renovar o meu coração tantas vezes rebelde e escasso ao Teu amor. Vem regenerar-me com o Teu Espírito, Tu que és Santo, vem santificar o meu nada tão imperfeito.
Dá-me um coração confiante e atento às surpresas do teu amor por mim. Faz com que saiba amar sem medida e com pureza de vida. Acolhe-me no Teu regaço e faz-me compreender a grandeza do amor que brota do coração que sabe perdoar, acolher e aceitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.