sábado, 27 de outubro de 2012


PROCLAMAÇÃO DO ANO JUBILAR 2012/2013

      Queridas irmãs!
Bendito seja o Deus que nos escolheu em Jesus Cristo para vivermos
o dom da fraternidade, sendo no mundo instrumentos de Paz e Bem.

Eis que é chegado o momento em que, com imensa alegria e esperança, me dirijo ao coração de cada uma para, por meio destas simples e humildes letras, fazer o anúncio oficial deste ano jubilar da Congregação, que se reveste de um tríplice significado: Ano jubilar da Igreja na celebração dos cinquenta anos de abertura do Concílio Ecuménico Vaticano II; cinquenta anos marcam a vida da Congregação, no envio das cinco primeiras irmãs, Anunciação, Fátima, Nazaré, S. Paulo e Rosa Félix, para a missão em Angola, a 4 de Outubro de 1962. Nesta mesma data, nascia para uma vida nova a Ir. Maria do Santíssimo Sacramento, primeira Superiora Geral da mesma e oficialmente a sua fundadora.

O anúncio é feito sob o lema: “ Enviadas a testemunhar o Evangelho da Caridade”, tema que nos orientará na reflexão, na oração e na experiência fraterna de vida que construímos em comunhão. As celebrações jubilares iniciarão a 11 de Novembro de 2012 em Angola e nos outros locais no dia 4 de Outubro, dia do Pai S. Francisco. 
O jubileu será vivido ao longo do ano 2013 e terá um dos seus pontos altos na celebração do XVI Capítulo Geral, Intermédio e no encerramento das celebrações jubilares em toda a Congregação, a 8 de Dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, nossa Padroeira.

Caríssimas irmãs, a nossa missão é evangelizar e servir os pobres. Todas devemos estar motivadas pelo amor a Cristo e pela Caridade para com os irmãos. Todas estamos implicadas na missão e esta deve testemunhar o Evangelho da Caridade, pois somos chamadas a fazermo-nos tudo para todos…
Somos convidadas a fazer um itinerário da memória. A memória desta efeméride tem de ser vivida à volta da Palavra de Vida. Cristo confere-nos o mandato de ir, anunciar e fazer discípulos em todo o mundo.
Cabe-nos, nesta hora, fazer memória com imensa gratidão, pelo instrumento de Deus que foi D. Manuel António Pires, então bispo de Silva Porto, atual Kuito – Bié, que despertou na alma daquelas que tinham recebido a missão de orientar a Congregação que acabava de nascer para a Igreja, o espírito missionário e as convida a lançarem-se mais longe, levando a Boa Notícia à sua diocese tão longínqua.
Convoco cada uma, a acolher as moções do Espírito que são incontáveis e tornam mais rica a memória da nossa história feita de vidas simples, corajosas e bafejadas pelo Espírito de Deus. Fazer memória não é só recordar, mas também celebrar o significado dos acontecimentos que fazem parte da nossa existência.
Fazer memória é celebrar guiadas pelo Espírito do Senhor, que nos convida à renovação e transformação da nossa vida Eucarística e Franciscana. Fazer memória é assumir com a alma e o coração a tarefa do serviço e da Evangelização, tal como fizeram os nossos fundadores e todas as irmãs que corajosamente viveram e vivem este ardor missionário. Cabe-nos sermos as enviadas de hoje, para continuar a construir as páginas da história que nos foi legada com tanto amor. Os sentimentos de louvor, gratidão e adoração ao Deus Uno e Trino, enriquecem a memória que dá um sentido novo à nossa vida.
Ano jubilar, ano de missão, ano de Caridade Evangélica. Descubramos juntas a audácia do serviço humilde e da caridade sem limites. Reavivemos em nós o espírito franciscano e tornemo-nos cada vez mais Eucarísticas na vida. Vivamos com esperança a nossa fé. Que o Espírito do Senhor, inunde o nosso ser e refresque a nossa mente com uma lufada de ar fresco, tornando o nosso amor mais inventivo, atento e misericordioso.
Façamos memória pessoal e comunitária da “Mãe Superiora” e, com certeza, a sua forma de vida simples nos ajudará a reler, com amor e verdade, o caminho da nossa vocação pessoal e a aprofundar o significado maravilhoso do nosso Carisma.
Que a vida e a missão de todas as irmãs que hoje escrevem as páginas da nossa história seja um testemunho contínuo da beleza que brota do Evangelho que é sempre novo e atuante no coração de quem se abre à ação do Espírito. Alicerçadas em vidas doadas, levemos no coração o anúncio da Boa Nova de Jesus a todos os povos.
Brote do nosso íntimo a gratuidade pela nossa história, pelos gestos heroicos de amor e entrega total ao serviço do Reino. Pelos cinquenta anos de testemunho evangélico e de unidade do carisma, nas suas expressões concretas, como sinais dos múltiplos caminhos que nos conduzem ao Infinito.
Em comunhão eclesial, aberta e oferecida a todas as pessoas de qualquer tempo e lugar, dou por aberto este ano de graça, de bem, de paz, de júbilo e gratidão ao Senhor da Vida e da Vocação.
Oremos em comunidade a oração distribuída, durante os meses de outubro, novembro e dezembro.
Pelas que foram vida a jorrar, pelas que continuam a ser fonte e pelas que bebem dessa fonte e regam a vida com amor, com entrega, com felicidade e fidelidade, nós te louvamos Senhor!
A todas abraço fraternalmente e coloco no coração de Jesus e de Maria para mantermos sempre viva a nossa fidelidade a Cristo e ao Carisma.
Casa Geral, Bragança, 08 de Setembro, Natividade de Nossa Senhora, 2012


A Superiora Geral

Ir. Maria da Glória Veloso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.