Exortação apostólica «Gaudete in domino» sobre a alegria cristã, § 4
«Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a
Minha alegria»
Durante vinte séculos, a fonte da alegria espiritual
não deixou de fluir na Igreja, e em especial no coração dos santos. Na
vida dos membros da Igreja, a sua participação na alegria do Senhor é
inseparável da celebração do mistério eucarístico, onde são alimentados e
saciados pelo Seu corpo e pelo Seu sangue. Porque neste sacramento, sustentados
como viajantes no caminho da eternidade, recebem já os primeiros frutos da
alegria do fim dos tempos.
A partir desta perspectiva, a alegria ampla e profunda que é derramada já neste
mundo no coração dos verdadeiros crentes revela-se «transbordante», como a vida
e o amor do qual é justamente sinal. A alegria é o resultado de uma comunhão
entre o homem e Deus, e aspira a uma comunhão cada vez mais universal; a alegria
não pode incitar aqueles que a experimentam a uma atitude de auto-absorção. Ela
dá ao coração uma abertura universal ao mundo, ao mesmo tempo que o alimenta
com o desejo de experimentar os bens eternos.
A alegria faz com que os cristãos se orientem fervorosamente para a consumação
celeste das núpcias do Cordeiro (Ap 19.7), permanecendo serenamente distendida
entre o tempo das fadigas da terra e a paz da morada eterna, de acordo com a
lei da gravitação do Espírito: «Se já agora, tendo recebido essa garantia dos
dons do Espírito (2Cor 5,5), clamamos 'Abba, Pai' (Gal 4,6), o que não será
quando, ressuscitados, O virmos face a face (1Cor 13,12), quando todos os
membros do Corpo de Cristo irromperem num hino de alegria, glorificando Aquele
que os ressuscitou de entre os mortos e lhes deu o dom da vida eterna? O
que não fará toda a graça do Espírito, finalmente dada aos homens por Deus?
Tornar-nos-á semelhantes a Ele e dará efeito à vontade do Pai, porque tornará o
homem à imagem e semelhança de Deus (Gn 1,26)» (Ireneu de Lião). Neste mundo,
os santos oferecem-nos já um vislumbre dessa semelhança.
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