domingo, 27 de fevereiro de 2011

Eu não te esquecerei…
A ternura do coração de Deus é incomparável! Ele nunca nos esquece, vela por nós como a mãe vela e cuida do seu filho. Mas o amor de Deus por nós é Infinito! Daí que o salmista em jeito de ladainha apresenta-nos um Deus em quem devemos depositar toda a confiança, porque só Ele é: salvação, refúgio, fortaleza, esperança, descanso etc… No Seu amor indefectível depositamos a nossa alma e Nele descansamos livres de qualquer preocupação.
S. Paulo convida-nos a depositar a nossa segurança no Senhor, a não sermos arrogantes, mas a sabermos prestar a reverência ao nosso Criador, que cuida de nós, sem que nada nos falte. Conscientes da nossa debilidade, confiemos na Misericórdia de Deus.
Não vos inquieteis com o dia de amanhã…
Deus ocupa -se inteiramente de nós. A idolatria do dinheiro, não deixa que tenhamos as coisas do Reino de Deus como prioritárias. Cristo acaba por não ser o nosso centro. Ele diz-nos: que não podemos servir dois senhores, pois, assim, o nosso coração fica dividido e o amor não é perfeito.
Parece impossível compreender a recomendação do Senhor: não vos preocupeis com o que haveis de vestir… de comer… olhai as aves do céu? O que fazem? Como seria bom que compreendêssemos a sério esta forma de desprendimento natural e dessemos mais valor às coisas do alto!
O dinheiro encarna um Deus- riqueza e o nosso Deus é um Deus pobre e para os pobres. O serviço generoso e gratuito ao nosso Deus na pessoa dos irmãos dá mais gosto ao nosso viver. Desta forma somos mais capazes de lutar pela justiça, pela paz e pelo bem, coisas imprescindíveis para que o Reino de Deus se torne presente no meio de nós.
Parece que o Evangelho de hoje nos convida a vivermos de uma forma vaga, sem preocupações, sem nada. Não é assim. O Senhor quer que nos preocupemos com aquilo que é essencial, porque o Pai do Céu cuida do resto. Desta forma as questões do mundo e a economia social, não são aquelas que melhor nos orientam. O Senhor pede que esgotemos todas as nossas forças em conhecê-Lo melhor, em saborearmos a Sua bondade, a Sua doçura e ternura.

Em prece…
Senhor, da minha vida, quantas vezes esqueço a Tua recomendação e me preocupo mais com as coisas da terra do que com as do céu. São tantas as vezes que não tenho a simplicidade dos lírios do campo, nem o desprendimento das aves do céu! Esqueço-me de procurar antes o Reino de Deus e a Sua justiça. Sei que não te esqueces de mim, mas por vezes fico desorientada sem saber o que fazer, porque parece que passas ao largo e nem te
lembras das minhas aflições e preocupações.
Ensina-me a renunciar com gosto ao que Te desgosta. Ajuda -me a aderir a Ti, sabendo fazer o verdadeiro discernimento daquilo que Te agrada.
Que eu saiba colocar no devido lugar, aquilo que é o essencial na minha vida: O Reino de Deus e a Sua justiça…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.